Arquivos da categoria: Canelinha

Epagri forma 25 jovens do Planalto Norte no curso “Formação em Liderança, Gestão Ambiental e Empreendedorismo com Jovens Rurais”

canoinhasjovens1   

As gerências regionais da Epagri de Canoinhas e Mafra, realizaram na quinta-feira, 9, a formatura da 5ª turma do curso Formação em Liderança, Gestão Ambiental e Empreendedorismo com Jovens Rurais. O evento aconteceu no Centro de Treinamento da Epagri em Canoinhas (Cetrecan).

O curso, apoiado pelo Programa SC Rural, visou capacitar 1,5 mil jovens rurais em Santa Catarina, entre os anos de 2012 a 2016. “Mas tamanho o sucesso, repercussão, resultados e avaliações positivas pelos jovens, familiares e técnicos, o tempo de execução foi negociado, e com muita felicidade realizamos a formatura de mais uma turma no Planalto Norte”, comemora a chefe do Cetrecan e supervisora do curso, Ana Luiza Damaso Rocha.

O curso formou 25 jovens, que durante os meses de março até novembro deste ano, aprenderam diversos temas divididos em 4 eixos: do desenvolvimento humano, tecnológico, gerencial e ambiental. A metodologia do curso foi desenvolvida no sistema de alternância, em que o jovem permanece uma semana por mês no Centro de Treinamento recebendo o aprendizado e diversas informações de forma presencial, e depois retorna para a propriedade procurando aplicar o conhecimento do curso nas atividades junto à família.

canoinhasjovens4

Todos os temas foram desenvolvidos , principalmente por técnicos da Epagri das áreas de extensão e pesquisa, além de parcerias como da Polícia Militar Ambiental e de algumas prefeituras, que ofereceram o deslocamento para os alunos. Os cursos foram coordenados pelos extensionistas da Epagri de Canoinhas, Adolar Eleutério Voigt, e de Mafra, Ana Paula Machado.

canoinhasjovens3

Durante as falas emocionadas das autoridades e coordenadores, o gerente regional da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg, destacou que o curso tem como objetivo principal contribuir para que os jovens permaneçam no meio rural, sendo protagonistas do seu processo de desenvolvimento sócio – econômico e ambiental. “É uma grande conquista que não se encerra aqui, queremos que vocês levem seus conhecimento nas suas propriedade e para outros jovens do meio rural de toda região. É gratificante ver que todos se formam hoje, levando um conhecimento muito amplo de conhecimento e vivência para todas as suas vidas”, destacou Noernberg.

O evento teve a presença do secretário executivo do Programa SC Rural, Marcos Vieira; secretário executivo regional da ADR Mafra, Abel Schroeder; secretários municipais de Educação de Canoinhas, Osmar Oleskovicz, e de Irineópolis, Lilian Eliane Batschauer Ferreira; secretário municipais de agricultura de Bela Vista do Toldo, Dalvan Mizwa; sargento da Polícia Militar Ambiental Leonardo Joriel de Quadros, representando o Major Comandante Cristopher Rudolf Froehner; além dos extensionistas da Epagri e familiares dos formandos.Fonte:Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação-Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas – ADR 

canoinhasjovens2

Formandos da 5ª turma:

 

ANA PAULA PSCHEIDT POTELICKI

ANDERSON L. BAIL

ANDREY BAIL

BRUNO DE LIMA

CESAR SZYMCZYSZYN

DANIELI ROSKAMP

DANRLEI JONAS PERKA

EDINEI FRANCISCO WIECZORKIEVICZ

GABRIELA SELENKO

GILSON ZANELLA

GISELE KOGI

HEMERSON JOSÉ FROGUEL

IVONETE KOGGE

JOSNEI DOS SANTOS

LAUDENYR USINGER

LORIANE LATCHUCKY DE OLIVEIRA

LUCAS GORSELTZ

MARCELO MACHADO MASSANEIRO

MARCOS DUMS

MARISETE RADZINSKI

MATEUS VINICIUS NIEDZIESKI

MICHELE REGINA STOMINSKY

SANDRA DUMS

TIAGO ARTNER

TIAGO JANKOVSKI

 

Mais informações: Gerência Regional da Epagri de Canoinhas (47 3627-4199)

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307 
Endereço eletrônico: imprensa@microbacias.sc.gov.br

Pacto pela mata ciliar promove recuperação de áreas degradadas em Canelinha

  ctijucasmataciliarcanelinha1

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (CBHRT), através do “Pacto pela Restauração da Mata Ciliar”, vem promovendo a recuperação de diversas áreas de mata ciliar na região. Com a iniciativa, o CBHRT tem realizado com os proprietários interessados a escrita de projetos de recuperação de mata ciliar, doação de mudas nativas, mutirões de plantio e acompanhamento do processo de recuperação.

Nesta quarta feira (22/07), no município de Canelinha, mais uma etapa de recuperação da mata ciliar no bairro Moura foi concluída. Foram entregues 385 mudas nativas que serão utilizadas na propriedade do senhor Valmor Freitas, que irá recuperar uma área de mata ciliar aproximada de 2.900 m² num afluente do Rio Moura. Gabiroba, pitanga, jerivá, pata de vaca, nona, paineira, aroeira, bacupari, palmito e cedro são algumas das 19 espécies de mudas nativas doadas pelo CBHRT.

ctijucasmataciliarcanelinha2

Canelinha, por sua vez, é o município com o maior número de propriedades cadastradas para a recuperação da mata ciliar na Bacia. Até o momento, são nove (9) proprietários que procuraram o CBHRT para recomporem a vegetação às margens dos cursos d´água e nascentes de suas propriedades. “À medida que as iniciativas de recuperação são colocadas em prática, novos adeptos à iniciativa do Pacto da Mata Ciliar aparecem”, afirmou Adalto Gomes, presidente do CBHRT. “Queremos cada vez mais espalhar essa ideia pela Bacia, já que a mata ciliar é fundamental para garantia da qualidade de nossas águas”, lembrou ainda José Leal da Silva Junior, Secretário Executivo do CBHRT. 

Saiba mais:

A mata ciliar é a vegetação que ocorre ao longo de rios, cursos d´água, córregos, cachoeiras e nascentes e tem por função proteger a água. Por lei (Lei Nº 12.651/2012), a mata ciliar é uma Área de Preservação Permanente – APP e por isso deve ser preservada ou recuperada nos casos em que ela foi desmatada. O Pacto pela Restauração da Mata Ciliar da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e Bacias Contíguas busca incentivar a criação e articular projetos de restauração da mata ciliar promovidos por instituições públicas e privadas, governos, empresas e proprietários com o objetivo de integrar seus esforços e recursos para a geração de resultados em governança da água, conservação da biodiversidade, melhoria na qualidade da água, desenvolvimento sustentável, manutenção, valoração e pagamento por serviços ambientais e adequação legal das atividades agropecuárias nos 13 municípios que constituem a Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e Bacias Contíguas.

Os interessados em recuperar a mata ciliar de sua propriedade podem obter maiores informações pelo e-mail comitetijucas@gmail.com.

 

Mais informações: CBHRT - (48) 3263-6563

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307 
Endereço eletrônico: imprensa@microbacias.sc.gov.br