Arquivos da categoria: Mondaí

Agricultoras de Mondaí fazem curso de confeitaria

mondaiconfeitaria1 Oferecer às mulheres do meio rural a possibilidade de usar ingredientes produzidos na propriedade para elaborar tortas e economizar foi um dos objetivos do curso que a Epagri realizou em Mondaí. 

A capacitação foi realizada no dia 17 de outubro no pavilhão da comunidade de Linha Taipa Baixa e reuniu 11 participantes.

mondaiconfeitaria2

O curso, ministrado pela extensionista da Epagri de Palmitos, Jane Alice Gotardo Zanin, ensinou as mulheres a preparar receitas de massas, recheios e coberturas aproveitando ingredientes que podem ser encontrados nas propriedades rurais, como leite, manteiga, nata, ovos, laranja, uva, morango, pêssego, nozes, banana e amendoim.

mondaiconfeitaria3

Confira algumas receitas do curso:

Pão-de-ló com suco de frutas

Ingredientes:6 ovos. 3 ½ xícaras de açúcar, 1 xícara de maisena, 3 ½ xícaras de farinha de trigo, 1 copo de suco de laranja quente, 1 colher de fermento em pó

Preparo: Bater os ovos inteiros até a mistura ficar fofa. Acrescentar o açúcar e bater até ficar cremoso. Adicionar o suco de laranja e, depois, a farinha, a maisena e o fermento peneirados juntos. Assar em fôrma untada e polvilhada com farinha de rosca.

Recheio de frutas

Ingredientes:500g de creme de leite, 5 colheres de açúcar de confeiteiro, 1 colherinha de essência de baunilha, 500 gramas de morango picado (ou abacaxi ou pêssego)

Preparo: Bater o creme de leite com o açúcar e a baunilha. Retirar da batedeira e juntar as frutas picadas.

Recheio de amendoim

Ingredientes:1 lata de leite condensado, 1 xícara de amendoim torrado e moído, 100g de creme de leite, 50g de chocolate branco

Preparo: Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até dar ponto de creme. Deixe esfriar.

Chantilly

Ingredientes:400g de nata gelada, 50g de açúcar de confeiteiro

Preparo: Bater a nata com o açúcar na batedeira até formar picos.

 

Mais informações:emmondai@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4305
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Epagri de Mondaí realiza curso sobre fabricação de derivados de leite

 mondaicurso1

A Epagri realizou na Linha Catres, município de Mondaí, um curso sobre fabricação de derivados de leite. Ao todo 15 mulheres da comunidade participaram da capacitação, que foi ministrada pela extencionista, Jane Alice Gotardo Zanin.

Na ocasião foram apresentadas técnicas sobre a fabricação de queijo colonial e frescal, fabricação de doce de leite, leite condensado, ricota, iogurte e bebida láctea.

mondaicurso

Conforme a coordenadora do curso, de modo geral, o leite pode ser utilizado in natura ou como matéria-prima para produção de diversos produtos lácteos envolvendo operações de transformação que vão desde uma simples desidratação até à elaboração de produtos obtidos por meio de profundas alterações em sua constituição.

Segundo informações da Epagri de Mondaí, o treinamento teve por objetivo orientar as mulheres sobre o melhor aproveitamento dos recursos naturais disponíveis na propriedade. FonteRádio Porto Feliz

 

Mais informações: emmondai@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Epagri de Mondaí incentiva produção de leite

mondaileite  

A Epagri de Mondaí está prosseguindo nesse ano de 2019 com as atividades de incentivo a produção de leite e derivados.

Em entrevista concedida a Rádio Porto Feliz o engenheiro agrônomo, Paulo Roberto Kuhn, disse que a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural já possui um planejamento estratégico para os próximos anos e que a meta é dar maior atenção aos projetos que estão tendo uma maior aceitação pelos produtores rurais.

O profissional destacou que entre os principais programas desenvolvidos pela Epagri está o de produção leiteira, que hoje se faz presente na maioria das propriedades de Mondaí.

Ele citou que a atividade possui uma importância econômica e social muito grande em Mondaí, por ser um dos principais meios de subsistência dos pequenos agricultores familiares.

Para a produção de leite, os técnicos da Epagri orientam a implantação do Sistema de Piqueteamento em Pastagens.  Esse sistema é fundamentado no Sistema Racional Voisin, que visa a produção de leite, com baixo custo, utilizando de pastagens perenes nutritivas, e conforto animal através de sombra e água nos piquetes.

Os piquetes são planejados de acordo com a área de terra disponível e número de animais, este planejamento objetiva a rotação do gado em dois ou três piquetes por dia, para que em 20 dias aproximadamente os animais retornem ao primeiro piquete de pastejo. Este intervalo de tempo, permite o reestabelecimento da pastagem, proporcionando pasto de qualidade praticamente o ano todo. 

mondaileite2

De acordo com o Engenheiro Agrônomo da EPAGRI, Paulo Roberto Kunh, esse trabalho é desenvolvido visando o aproveitamento das áreas de terra dos produtores com baixo custo de produção, proporcionando maior rentabilidade na atividade.

O Engenheiro Agrônomo, também disse que para esse ano também está planejada a execução de vários cursos sobre produção de alimentos, culinária em geral, produtos de limpeza e outros.

Além da produção de leite, em Mondaí, a Epagri também tem dado atenção especial a projetos de piscicultura, fruticultura e apicultura. Fonte: Rádio Porto Feliz

 

Mais informações: emmondai@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

17ª Festa da Fruta de Mondaí

mondaifesta1   

mondaifesta3

A 17ª Festa da Fruta de Mondaí, acontecerá de 20 a 23 de junho, na Área de Lazer do município localizado no extremo oeste catarinense e que leva o título de “Capital Catarinense da Fruta”.

mondaifesta2

O Prefeito, Valdir Rubert, falou sobre o diferencial da 17ª edição da Feira. “Queremos valorizar a indústria; comércio e comunidades, através da gastronomia, e ainda, buscamos resgatar os valores históricos da Feira, realizando-a na mesma data em que fora realizada em suas primeiras edições, visto que, Mondaí é a Capital da Fruta e nada mais justo que realizar a Festa da Fruta, na época em que colhemos a laranja e a bergamota, que são os símbolos da Capital da Fruta”, ressaltou.

O Presidente da Comissão Central Organizadora, Gilmar Studt, destacou que, a 17ª Festa da Fruta, tem como objetivo divulgar as potencialidades locais e regionais, além das possibilidades de crescimento e desenvolvimento do Município de Mondaí, nos mais diversos segmentos.

mondaifesta4

Atrações:

Na abertura do evento, quinta-feira, 20 de junho, a atração ficará por conta do Grupo Tchê Guri. Na sexta-feira, 21 de junho, terá Show com Armandinho, no sábado, 22 de junho, o Show será com a dupla Fernando e Sorocaba e no domingo haverá um Show Infantil, com atração ainda a ser definida. 

 

Mais informações: www.mondai.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Agricultor de Mondaí agrega renda com produção de quatro variedades de banana

mondaibanana1 mondaibanana2

A propriedade, onde o agricultor Leo Gruhlke cultiva banana está localizada na linha Capivara, a cerca de 1,5 km do rio Uruguai, no município de Mondaí.

Conforme o engenheiro agrônomo da prefeitura municipal, Paulo de Anhaia, o produtor fornece cerca de 100 quilos de banana toda semana para a merenda escolar. O agricultor também faz a venda para mercados e clientes particulares do município.

Paulo de Anhaia comenta que no ano passado a família entregou cerca de cinco mil quilos da fruta para as escolas. Ele lembra que no inverno a produção diminui, mas a propriedade garante frutas durante todo o ano.

A localização da propriedade, em um morro, e a interferência do clima pela proximidade com o rio favorecem o desenvolvimento da banana, que não é prejudicada pela geada.

O agrônomo ressalta que não cabe mais o ditado comum de “preço de banana” como referência a algo que é barato porque o valor da fruta valorizou bastante.

mondaibanana3

Paulo de Anhaia comenta que o preço da banana foi valorizado devido ao aumento no consumo e às doenças que atacam a planta e às frutas.

O agrônomo enfatiza que a produção da família Gruhlke é feita de forma orgânica, mas ainda não possui selo de certificação.

Atualmente são dois hectares e entre as variedades estão banana prata, nanica, BRS platina e BRS conquista, uma variedade desenvolvida pela Embrapa em parceria com a Epagri.

Esta variedade produzida por uma empresa de Minas Gerais é resistente ao mal do Panamá e a sigatoka negra.

A BRS conquista teve uma boa adaptação no município, com cachos que chegam a 40 quilos. O produtor está fazendo testes com outras quatro variedades novas, inclusive cruzamentos entre cultivares.

Mais informações: emmondai@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Equipes da Epagri de Mondaí e Riqueza promovem tarde de campo em Apicultura

mondaiapic1

A apicultura é uma atividade que vem sendo explorada no Extremo Oeste Catarinense há vários anos. No município de Mondaí, a flora apícola é abundante e os apicultores estão buscando conhecimentos técnicos sobre os produtos apícolas, especialmente o mel.

No dia 1º de dezembro de 2016 foi realizado na propriedade do Apicultor Gercio Braun na Linha Laju, juntamente com a equipe no escritório municipal da Epagri de Mondaí e Riqueza, o segundo encontro com apicultores quando foram debatidos assuntos sobre a produção de mel.

mondaiapic2

O Gerente Regional da Epagri de Palmitos, engenheiro agrônomo Mircon Frühauf ministrou uma palestra sobre os produtos oriundos da apicultura, manejo na colheita do mel, orientações sobre higiene na colheita do produto, centrifugação de favos, padronização das caixas e caixilhos para facilitar o manejo apícola. Também foram realizadas práticas de colheita e extração do mel.

Outro encontro já está programado, quando serão abordados assuntos sobre, troca de rainha e divisão de enxames.

Para os apicultores, a produção de mel é uma atividade muito promissora e satisfatória com grande demanda de mercado. "A busca pelo conhecimento só aprimora as técnicas e a qualidade do mel produzido", ressaltam os técnicos da Epagri.

Mais informações: Epagri – Mondaí – (49) 3674-0222

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307

Endereço eletrônico: imprensa@microbacias.sc.gov.br

Agroindústria de Panificados Mees – um negócio apoiado pelo SC Rural e consolidado em Mondaí

mondaipanificados

mondaipanificados2

A família de Marcos Mees, residente na comunidade de Linha Pirapocu, Município de Mondaí, SC, por muito tempo teve a atividade de bovinocultura de leite como principal fonte de renda. Em 2013, enfrentaram dificuldades na produção de leite, o que forçou a família a pensar em formas diferentes gerar renda.

Aproveitando os saberes de Dona Arlete Mees, resolveram iniciar um pequeno negócio na área de fabricação de pão, cuca e alguns biscoitos, ocupando uma parte da casa como local para fabricação. Produtos estes que no início eram oferecidos apenas para alguns consumidores, que apreciaram e passaram fazer encomendas, estimulando os proprietários para que aos poucos o empreendimento fosse ampliado.

 Através da Vigilância Sanitária Municipal, da COAFAMO – Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroindustrial de Mondaí e Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, foram orientados a construir nova estrutura física, adequada à legislação e com área suficiente para permitir o bom desempenho das atividades, o que de pronto foi aceito devido ao empreendedorismo da família.

Com poucos recursos próprios para investimento, foi preciso buscar parcerias para viabilizar a ampliação do empreendimento. Foi aí que o Programa SC Rural entrou em cena. Foi com a orientação da extensionista responsável pelo Programa Gestão de Negócios e Mercado da região, e o apoio da equipe da Epagri de Mondaí, que a Família Mees participou do Projeto Estruturante apresentado pela COAFAMO, recebendo em novembro de 2015, apoio financeiro no valor de R$ 15.220,00 para aquisição de equipamentos práticos e ágeis que permitiram potencializar a mão de obra familiar e aumentar a produção da agroindústria.

O investimento deu tão certo que hoje trabalham diretamente no empreendimento 3 pessoas e indiretamente 5 colaboradores em toda cadeia. Atualmente trabalham com um amplo mix de produtos como cucas, bolachas, biscoitos, pães, tortas doces, salgados em geral, pizzas, entre outros, com o diferencial de manterem as características de produto caseiro.

Com crescente demanda pelos consumidores por produtos com características artesanais ou “caseiras”, a família Mees já projeta para um futuro próximo dobrar o volume de panificados produção atual, melhorando a renda e contribuindo para manter a família no campo. Fonte: Epagri Mondaí - emmondai@epagri.sc.gov.br

 

 

Mais informações: Panificados Mees - 49 3674-0736Maguimess2013@gmail.com

 

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@microbacias.sc.gov.br

 

Jovens empreendedores da região de Palmitos participam de encontro

palmitosjovens palmitosjovens2

Os Escritórios Municipais da Epagri de Águas de Chapecó, Cunhataí, Mondaí e Palmitos promoveram um encontro intermunicipal com jovens que concluíram o curso Jovem Empreendedor Rural em 2013.

O encontro, realizado na propriedade do casal Zilneu Galvagni e Camila Luiza Viega objetivou dar sequência aos trabalhos nos projetos dos jovens e promover o intercâmbio entre as famílias e os jovens, discutir e promover a troca de experiências e aprofundar a discussão do tema Sucessão Familiar nas propriedades rurais.

Inicialmente os extensionista da Epagri relataram as atividades com os jovens pós-curso e as mudanças que ocorreram com os jovens e seus familiares.

O casal Zilneu e Camila contaram ao grupo as atividades desenvolvidas na propriedade e a gestão que estão realizando com os conhecimentos adquiridos e os benefícios da assistência técnica do extensionista da Epagri Vilson Queiroz. A principal atividade econômica da propriedade é a produção de leite, a base de produção com pastagens perenes e um bom sistema de piqueteamento. Camila participou do curso e o casal é beneficiário do Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNC.

palmitosjovens3

Em seguida, os jovens visitaram a propriedade, observando as instalações, a preservação ambiental e as pastagens, com uma área da propriedade de 5,8 ha.

O encontro foi avaliado como positivo pelos participantes, e ficou planejado para 2015 um seminário regional, quando serão convidados também os jovens que estão fazendo a capacitação em 2014, assim como seus familiares visando ampliar o debate, troca de   informação e discussão de temas relevantes aos projetos dos jovens, bem como a sucessão familiar.

Além dos jovens e seus familiares, o encontro contou com a presença do gerente Regional da Epagri de Palmitos, Mírcon Frühauf e do presidente do Sindicato do dos Trabalhadores Rurais de Águas de Chapecó, Adriano Schmitz.

Coordenaram o encontro, os extensionistas da Epagri de Águas de Chapecó, Vilson Queiroz, de Palmitos, Neri José Otto, de Cunhataí, Altair Gralow e de Mondaí, Adair Magnaguagho.

 

Mais informações: Gerência Regional da Epagri de Palmitos - (49) 3462 4081 
Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4031
Endereço eletrônico: imprensa@microbacias.sc.gov.br