Arquivos da categoria: Peritiba

SC Rural beneficiou 27 famílias de produtores de leite de Peritiba

peritibascrural

A Epagri de Peritiba reuniu, no dia 27 de novembro, o Grupo de Produtores de Leite para reunião de avaliação dos resultados da aliança produtiva com aplicação dos recursos do SC Rural. Em 2017, as 27 famílias participantes receberam mais de R$250 mil do programa para melhorar o sistema produtivo e investiram valores semelhantes como contrapartida. Os investimentos resultaram em um aumento de 20% na produção e na renda dos produtores.

Com o recurso foram realizados investimentos em melhoria e adequação ambiental como construção de esterqueiras, captação e armazenamento de água da chuva e instalação de painéis solares. A maioria das propriedades também ampliou e melhorou a pastagem perene por meio da implantação de novas áreas e piqueteamento. Os demais investimentos foram em equipamentos como segadeiras, ensiladeiras, perfuradores de solo, tanques de expansão para resfriamento de leite, boiler, equipamento de ordenha e instalações de ordenha.

A reunião foi coordenada pelo extensionistas da Epagri Vania Franciele Sander e Carlos Dericeu Horn. O grupo avaliou como positivo o investimento do SC Rural, pois a partir das melhorias propostas pelo grupo na aliança produtiva muitas outras aconteceram nas propriedades. Tudo isso superou os resultados esperados e atendeu os objetivos principais de aumento da produtividade e renda, e principalmente de humanização do trabalho e otimização da mão de obra.

 

Mais informações: emperitiba@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Peritiba sedia Seminário do SC Rural

peritibasol

Estiveram reunidos no município de Peritiba, representantes de sete municípios da região de Concórdia, contemplados com ações do Programa SC Rural / TRAF (Turismo Rural da Agricultura Familiar), pela secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Além, da participação de agentes públicos municipais o Seminário contou com a presença de representantes de empreendimentos turísticos cadastrados no programa SC Rural dos municípios de Alto Bela Vista, Concórdia, Ipira, Itá, Peritiba, Piratuba e Seara.

Em torno de 25 participantes trabalharam no primeiro dia o tema planejamento estratégico e na terça-feira o foco foi o planejamento de marketing.

Para o secretário Municipal de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio de Ipira, Oladimir Odi Rese “esta etapa veio a fortalecer e a pensar/ repensar os empreendimentos e juntos construir uma rota no Turismo Rural da região da AMAUC. Juntos e integrados conseguimos nos fortalecer e sermos reconhecidos pelo potencial existente com um destino turístico com uma Cultura forte e as suas diversidades e belezas naturais”.

peritibasol1

Cada município já possui seus empreendimentos e suas ações voltadas ao turismo rural. Para Evandro Macagnan, produtor de geleias na agricultura familiar, do município de Concórdia, diz que “participar do programa SC Rural possibilita mais conhecimento para poder aplicar na minha propriedade e mostra que podemos trabalhar melhor, fazendo uma auto-avaliação da propriedade e do serviço que prestamos para realmente atender os turistas que nos visitam. Teremos mais resultados se trabalharmos juntos, não apenas individualmente”.

Já para Lindomar Cosmann, que possui uma propriedade de cultivo orgânico no município de Seara e faz parte de um grupo de empreendedores que está iniciando uma rota de turismo rural chamada Saberes e Sabores do Vale das Borboletas, “o seminário é uma oportunidade de agregar conhecimento e aplicar melhorias no meu produto e serviço. Gostaria que todos que estão envolvidos na rota pudessem participar deste seminário, mas infelizmente não é possível, pois, nem todos podem deixar seus afazeres diários”.

A integração entre os municípios próximos já acontece com Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba e Piratuba. Para a secretária-adjunto de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marlene Klein “o seminário foi interessante e produtivo, pois diretrizes e ações foram pensadas para melhorar e qualificar os serviços turísticos dos 7 municípios”. Fonte:

http://www.peritiba.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/6866/codNoticia/455542

 

Mais informações: www.sol.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Epagri de Peritiba realiza curso de produção de alimentos

peritibacurso1

Em setembro o escritório da Epagri no município de Peritiba, através da extensionista social Vania Franciele Sander e a técnica em agropecuária  Odete Reck Forchesatto, organizou um curso sobre processamento de leite.

peritibacurso2

O curso foi realizado em duas etapas com abordagem aos assuntos sobre qualidade do leite e cuidados com a sanidade animal, boas práticas de fabricação, produção de alimentos para o consumo da família, qualidade da alimentação, saúde e economia doméstica, higienização do ambiente e dos utensílios, além de produzirem queijos dos tipos prato, parmesão, muçarela e frescal. As participantes aprenderam ainda a produzir subprodutos do leite, iogurtes e requeijão.

Nos dois dias de curso também foi levantado o debate sobre produção de alimentos, sobre o resgate do aproveitamento dos produtos que a propriedade dispõe, economia doméstica, promoção da saúde da família, despertando a reflexão sobre a sustentabilidade da propriedade rural como um todo.

Para a extensionista Vania Sander “as participantes demonstraram grande interesse pela continuidade de capacitações neste assunto e acredito que as práticas de produção desenvolvidas no curso, serão utilizadas para produção de alimentos diferenciados para consumo da família”. Fonte:www.peritiba.sc.gov.br

 

Mais informações: emperitiba@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Peritiba escolhe a rainha e princesas do 94º Kerbfest

peritibafesta1

A programação do 94º Kerbfest de Peritiba inicia no dia 20 de abril, com a escolha da Rainha e Princesas deste ano. Quatro candidatas estão inscritas na categoria adulta e 10 vão disputar a coroa na categoria infantil.


A escolha será realizada no Centro de Formação de Peritiba às 20h. “As candidatas têm vários dias de ensaio e se preparam para o desfile, que será realizado com trajes típico. A comissão julgadora avalia cada uma delas pela beleza, simpatia e desenvoltura”, explica a diretora de Cultura do município, Marlene Klein.

Após a escolha, haverá baile com a Banda Continental com ingressos no valor de R$ 10 reais.

peritibafesta2

As candidatas da categoria mirim são:
Camille Eduarda Boll
Camile Vitória Rauber
Cibely Menegat
Kauana Mylena Lorensetti
Letícia Camille Pissaia
Mariele Cristina Conte
Maria Eliza Klein
Nicole Letícia Thomaz
Stefanie Piazza Vogt
Tuane Yasmin Kirst

peritibafesta1

Na categoria adulta são:
Diana Larissa Kleber
Fernanda Sánchez Weber
Indianara Fabíola Weber
Karine Maltauro

 

Mais informações:

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@microbacias.sc.gov.br

Agricultor aposentado de Peritiba cria jardim de cata-ventos

peritibacatavento1 

Na pequena Peritiba, a exemplo de vários municípios da região  a  colonização alemã se evidencia em cenas de um cotidiano de encantos. Jardins floridos espalhados por toda a cidade. Mas nem tudo que se vê são flores, pelo menos no quintal da casa de um simpático casal de aposentados: Seu Lindolfo e Dona Ilone. A idéia foi dele, mas aprovada por ela. Em vez de flores aqui o colorido vem dos cata-ventos. São mais de 200 peças da curiosa criação que giram com a força dos ventos.

Descendentes de alemães, eles se mudaram há alguns anos da zona rural para o centro da cidade. Desde então a Rua Teobaldo Finger, endereço de seu Lindolfo Theisen não tem sido mais a mesma.  Já que agora amigos e vizinhos se referem ao local como a casa dos cata-ventos:

“ Eu fiz a primeira hélice já nem lembro mais, faz muito tempo, eu era novo e não tinha muitas horas pra me dedicar ao que gostava”, diz seu Theisen, que ainda completa: “Na aposentadoria tudo fica mais fácil e a gente aproveita a vida pra brincar um pouco”, finaliza.

A natureza também contribui com o passa tempo e quando sopra a favor aí tudo fica mais divertido! É como assistir a um espetáculo de balet onde o suave bailar das pás coloridas nos inspiram pela beleza dos movimentos. É como se o vento fosse uma orquestra e os cata-ventos bailarinos. 

As criações alegram a residência até mesmo em dia de chuva. E assim o mundo gira, gira feito  pás ao vento e o tempo, companheiro fiel de Seu Lindolfo, vai passando lentamente, vivido a cada momento. Já que tudo começou há muito tempo, logo nos primeiros anos de vida conjugal e o incentivo veio da esposa.

“Minha esposa achou interessante quando passei a fazer peças com mais frequência. Ela percebeu que eu gostava daquilo que fazia e desde o início me apoiou”, exclama o aposentado.  

Há mais de 65 anos experimentando a arte de produzir cata-ventos, o simpático invento afirma que já perdeu a conta de quantos exemplares já construiu. E é preciso dedicação, já que uma única peça pode levar dias para ser desenvolvida. O mais interessante é que o material vem daquilo que normalmente vai para o lixo. São garrafas pet, latinhas e embalagens de produtos de limpeza, que nas talentosas mãos de do criador, viram arte. De todos os tamanhos e cores despertam a curiosidade de muita gente, mas principalmente da criançada.

peritibacatavento2

“As pessoas quando passam pela rua se encantam, muitos ficam admirados da forma com que as hélices são movidas pelo vento”, comenta seu Lindolfo: “A piazada quando passa da aula, fica com os olhos vidrados e parecem nem piscar. Tem aqueles que pedem dinheiro para os pais e vem aqui encomendar um pra eles. Teve até a diretora de um colégio que encomendou um com várias hélices que vai pra frente da escola”, afirma o inventor emocionado.

E na exuberância dos movimentos multicoloridos dos cata-ventos não dá pra imaginar onde a arte desse colecionador de sonhos começa nem se quer onde termina. Já que nem mesmo quando sai de casa, seu Lindolfo abandona os brinquedos que o acompanham no automóvel. E assim seu Lindolfo segue a vida em sincronismo com as hélices dos jardins que tem no impulso dos ares a energia da existência!   

Mais informações:

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4031
Endereço eletrônico: imprensa@microbacias.sc.gov.br