Arquivos da categoria: Piratuba

Seminário da Epagri em Piratuba abordou leite e atividades econômicas da propriedade

piratubaleite

Os novos desafios para os produtores rurais – as novas regras do leite brasileiro e o cadastramento das atividades econômicas de pessoas físicas foram temas do seminário realizado pela Epagri, dos municípios de Piratuba e Ipira na tarde de quinta-feira (11), no Centro de Eventos do município de Piratuba.

A primeira temática foi abordada pelo médico veterinário Flávio De Carli, que é auditor fiscal federal do Ministério da Agricultura – Mapa. O servidor falou sobre as regras na produção do leite, que desde 2002 passou a receber atenção especial por meio de normativas. Atualmente as IN´s 76 e 77/2018, normatizam essa função. 

Outro importante tema abordado, foi explanado pela Analista de RH, Ligiane Franczak, que palestrou sobre o cadastro de Atividades Econômicas de Pessoas Físicas – (CAEPF). A abordagem foi complementada pela participação da contabilista Jôse Kerber, que trouxe informações sobre a obrigatoriedade do Imposto de Renda para o produtor rural. 

De acordo com o extensionista da Epagri de Piratuba, José Luiz Fontanela, o evento superou as expectativas. "Tivemos a participação de mais de 240 pessoas no evento. Tivemos também a participação do nosso gerente regional da Epagri, Rafael Prezotto, que mediou o debate no final nas apresentações dos palestrantes. Nesse momento, os produtores puderam sanar suas dúvidas sobre os temas do seminário", destacou 

 

Mais informações: empiratuba@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Epagri de Piratuba realiza encontros para falar sobre pomares e hortaliças

pirtubaencontros

A Epagri de Piratuba está realizando reuniões técnicas com agricultores das comunidades do interior para falar sobre os pomares domésticos, podas de mudas frutíferas e controle alternativo de pragas de frutas e hortaliças.

O trabalho é feito pelos técnicos José Luiz Fontanella e Alexandro Schmidt.

São os clubes de mães que organizam os encontros. "As sócias e demais interessados se reúnem em uma das propriedades da comunidade e nós vamos lá para levar as orientações", conta Fontanella.  

Os encontros já aconteceram, em Linha São José, Lageado Mariano e Linha Divisa com mais de 60 participantes. "É nessa época que precisamos fazer as podas das árvores frutíferas e sempre é bom usar técnicas adequadas para melhorar a produção. Já aproveitamos o momento para fazer orientações sobre uso natural de controle das pragas, mostrando que é possível a produção sem uso de agrotóxicos", relata o técnico.

Alexandro Schmidt é o responsável pelas orientações sobre a produção de verduras. "Nada substitui a produção própria e de qualidade que é feita na propriedade. Por isso é importante usar técnicas adequadas e não usar veneno", destaca ele.

As próximas comunidades são Zonalta e Linha Hachmann

 

Mais informações: empiratuba@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

O som da viola e da tradição soaram forte no meio rural de Piratuba

piratubafesta1

Foi uma festa com aroma e sabores de campo, acompanhada de belas músicas do sertanejo raiz. Características marcantes de um evento que a cada ano conquista mais apreciadores da cultura da roça – a 19ª Festa Cabocla de Zonalta

piratubafesta2

Pães preparados em um autêntico formo de barro, no tacho, o carreteiro cozido ao ponto, tudo no maior capricho e uma vasta mesa de pratos do interior preparados à moda antiga. A feijoada marcou a característica de um evento, que a cada ano, conquista mais apreciadores.

Também houve apresentação de Ternos de Reis e ainda quem arriscasse uma Toada de Roça. Essa história esteve retratada nos discursos do prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile) e na fala do vice Evando Azeredo, que conhece a tradição desde jovem.

piratubafesta4

Como bom anfitrião, seu Romildo Belotto, um dos idealizadores do evento, foi quem conduziu as atividades artísticas, enquanto que um outro grupo deu conta de deixar a boia pronta para o tradicional almoço caboclo. 

piratubafesta3 

A idéia do evento, que aconteceu no pavilhão da Capela São Roque de Zonalta, no último domingo, no município de Piratuba, surgiu das famílias Vargas e Beloto, de seus amigos e incentivadores, na tentativa de manter os costumes das toadas de roça e os tradicionais pixuruns, que são mutirões de trabalho agrícola de ajuda mútua.  

A secretária de Turismo e Eventos de Piratuba, Simara Petry, comemorou com os integrantes da Associação Cultural Amigos da Cultura Cabocla – ACABOCLA, o sucesso do evento:  “Trabalhamos em parceria com a comunidade e o resultado recompensou os esforços, com casa cheia e a mesa farta, com os verdadeiros sabores daquilo que nossos antepassados, trouxeram das velhas colônias gaúchas. Foi um grande encontro de gaiteiros e violeiros, com apresentações de cantoria de ternos, trovas e toadas de roça. Hoje, a herança cultural dos antepassados, trazidas pelos colonizadores, são nossas riquezas locais, são a história de Piratuba”, ressaltou Simara.

A 19º edição da Festa da Cultura Cabocla ainda contou com show da dupla raiz, Boiadeiro & Marodin, com repertório especial para o evento e um animado matinê com a Banda Munique, que animou a tarde de domingo na comunidade rural.

 

Mais informações: www.piratuba.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Prefeitura de Piratuba investe em programas de apoio aos produtores rurais

piratubaprogramas1

Desde o início da atual Administração, a Prefeitura de Piratuba, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, investiu cerca de R$ 600 mil (sendo R$ 350 mil com recursos do Município) em programas de incentivo aos produtores rurais, incluindo distribuição de adubo orgânico, sementes de pastagens e sêmen para melhoramento genético de rebanhos (assim como o nitrogênio, utilizado para conservar o produto, e os materiais necessários para a inseminação).

Outra forma de auxiliar os produtores rurais é com a assistência técnica de profissionais da Secretaria e a prestação de serviços com máquinas e implementos agrícolas.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Nunes Vieira (foto), destaca o Programa de Pastagens de Inverno, que já repassou, com valores subsidiados, cerca de cinco mil sacos de sementes de aveia e azevém, o Programa Cama de Aviário e a distribuição de adubo orgânico, todos com subsídio de 50% (metade do valor é pago pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente). “A prestação de serviços com a frota de veículos e implementos agrícolas da Prefeitura também tem subsídio do Município. O valor pago por horas/máquina em Piratuba é o mais baixo da região da AMAUC”, observa Vieira.

Melhoramento genético dos rebanhos

Outro destaque é o Programa de Melhoramento Genético, através do qual já foram repassados gratuitamente aos produtores 5.600 doses de sêmen de raças leiteiras (Holandesa e Jersey) e de corte (Red Angus, Aberdeen Angus e Nelore Mocho), além de 2.830 litros de nitrogênio para conservação do sêmen e os materiais utilizados na inseminação, como luvas descartáveis, aplicadores e réguas plásticas, entre outros.

Reserva de sementes de pastagens de inverno na reta final

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ainda está aceitando reservas de sementes de aveia e azevém e as entregas começarão a ser feitas nos próximos dias. “Também faremos a distribuição de fertilizantes, já que o próximo período de plantio na região inicia em setembro”, informa Vieira. A quantidade de fertilizante a ser distribuída em cada propriedade será proporcional aos valores emitidos pelos agricultores em notas do bloco do produtor.

“É muito importante que essas notas sejam emitidas com os valores corretos, pois os recursos obtidos pelo Município com os impostos retornam em forma de benefícios aos próprios produtores”, ressalta o secretário, reafirmando que o objetivo é ampliar cada vez mais os atendimentos, com a continuação dos serviços já prestados e criação de novos programas.Fonte:Ascom/Prefeitura Municipal de Piratuba

 

Mais informações:wwwpiratuba.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Agricultores de Piratuba recebem capacitação

piratubacurso

Um grupo de 16 agricultores do município de Piratuba realizaram um curso de capacitação de manutenção de tratores agrícolas e regulagem de implementos.

Ele aconteceu na comunidade de Lageado Mariano, através da parceria entre a Epagri local e o Senar.

”Nossos agricultores estão sempre em busca de novidades e a tecnologia está aí para ajudar. A Epagri foi procurada por eles e é sempre parceira nessas atividades que ajudam na melhoria da produção”, relatou o técnico em agropecuária da Epagri de Piratuba, José Luiz Fontanella.

 

Mais informações:

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Aos 102 anos Bernadina chama a atenção ao comprar enxada para trabalhar na agricultura

piratubaidosa1  

Dona de uma lucidez invejáve sempre pró ativa, e disposta para fazer as coisas. Essa é a dona Bernadina Martinazzo, moradora no interior domunicípio de Piratuba. Para ela uma rotina, mas para a maioria um exemplo de vida. 
 

piratubaidosa7 piratubaidosa8

O simples fato de comprar uma enxada, que segundo ela é para as tarefas diárias na agricultura motivou e cativou todos que não há conheciam, mas seus familiares e amigos já conheciam seu modo de levar a vida: respostas claras e espontâneas, morando sozinha, fazendo sua comida, limpando o pátio da casa, fazendo doces e pães em um forno de barro. 

Segundo o proprietário da loja, Paulo Ricardo Ko Freitag, dona Bernadina é a cliente mais antiga da loja, sendo que a família dela compra no local desde 1910

Na ocasião, uma equipe da Rádio Piratuba FM estava no local e ela concedeu entrevista ao repórter Alison Martins, quando contou um pouco de sua rotina.  Dias mais tarde, o repórter Leonir Antônio, também da Rádio Piratuba encontrou dona Bernardina, em um velório. Quando voltada para a rádio, o repórter a encontrou na estrada e com uma vitalidade incrível falou da sua lida de casa e da enxada que virou símbolo de força de vontade. 

Um vídeo e a matéria produzida pela Rádio Piratuba FM, foi mencionado por emissora de TV nacional, citada como exemplo de vontade de viver e de vida.Fonte: Fotos e vídeo: Leonir Antônio – Rádio Piratuba

 

Mais informações: Confira o vídeo  https://www.facebook.com/RadioPiratubaFm/videos/1396521467079597/

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@microbacias.sc.gov.br