Arquivos da categoria: Porto União

Epagri de Porto União capacita produtores de uva e pêssego

portouniaopoda1

Técnicos da Epagri de Porto União promoveram uma reunião com agricultores sobre tratamento e poda de inverno de uva, e poda de regeneração de pêssego.

No evento, realizado no dia 27 de junho, na propriedade de Alcir e Eliane Freisleben, na comunidade do km 13, participaram 26 agricultores do município. A propriedade é referência de produção de uva orgânica em cultivo protegido, com parceria da Epagri e Ministério da Agricultura.

portouniaopoda2

Guilherme Gonçalves, engenheiro agrônomo da Epagri de Porto União, conduziu a primeira parte da reunião, mostrando a importância da calda sulfocálcica como tratamento de inverno na uva. Segundo ele, esse é o melhor método no controle de líquens no tronco e ramos das plantas, um dos principais problemas nas videiras da região, devido à alta umidade relativa do ar.

Na segunda parte da reunião, Janio Seccon, engenheiro agrônomo da Epagri e responsável pela fruticultura no Planalto Norte de Santa Catarina, demonstrou dois tipos de poda de videira, a curta e a mista, que diferem de uso, de acordo com a uva.

Por último, foi realizada uma poda de regeneração de pêssego, cultivo comum nos pomares domésticos do município, mas que muitas vezes, não é conduzido de forma adequada. Além disso, foi ressaltada a questão da luz para a planta, e as características desejadas para um pêssego. Fonte: https://www.vvale.com.br

 

Mais informações: emportouniao@epaagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Epagri promove atualização em cultivo de tilápia para piscicultores de Porto União

portouniaotilapia

A Epagri – Escritório Municipal de Porto União promoveu em parceria com o Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca – Epagri/CEDAP reunião técnica sobre melhoramento genético e manejo alimentar de tilápia.

O evento teve a presença de 15 piscicultores, e foi realizado na propriedade da família Vogel, na comunidade de São Miguel da Serra.

portouniaotilapia2

O pesquisador da Epagri – CEDAP, Bruno Correa da Silva, conduziu a atividade mostrando os resultados do programa de melhoramento genético de tilápia, chamada de  tilápia GIFT Epagri, desenvolvida pela empresa pública para atender as características de manejo e clima encontrados nos cultivos de tilápia no estado de Santa Catarina. Foi enfatizado as taxas de conversão alimentar, ganho de peso, e resistência a fatores de estresse por parte dessa linhagem.

Em seguida o pesquisador abordou o tema de manejo alimentar para tilápia, destacando a questão de ração. Foi exposto aos piscicultores estudos conduzidos sobre a qualidade de ração, e mostrou a importância de o piscicultor verificar a condição dessa ração com simples testes de tamanho de pelete e flutuabilidade, bem como fazer uma correta armazenagem da ração na propriedade.

 

Mais informações: emportouniao@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Oficina reúne agricultores para discutir produção de pepino e vagem

portouniaopepino

A Epagri de Porto União realizou uma oficina sobre o cultivo de pepino e vagem para 18 agricultores, na propriedade da família Pedrolli. A propriedade fica na comunidade do km 13, e é Unidade de Referência Técnica da Epagri e do Ministério da Agricultura em cultivo protegido de hortaliças orgânicas.

A oficina foi conduzida por Guilherme Gonçalves, engenheiro-agrônomo da Epagri de Porto União. No evento, cada agricultor expôs seus métodos de cultivo de pepino e vagem, com o objetivo de trocar experiências sobre as culturas. O extensionista passou ao grupo diversas informações técnicas sobre a fisiologia dessas espécies, uso de irrigação e cultivo protegido, tutoramento, saúde de plantas, colheita e custo de produção.

No decorrer da oficina, alguns temas se destacaram, como a relação de conforto térmico e produção, uma questão muito importante no cultivo protegido. Outro assunto discutido foi a importância de uma boa estrutura de tutoramento do pepino e da vagem, para resultar em boas produções e melhorar o rendimento da mão de obra dos agricultores.

Por último, foram expostos os dados de produção obtidos na safra 2018-2019 na propriedade da família Pedrolli, comparando  dados da produção por época de cultivo e altura de abrigo, bem como os custos de produção dessas culturas.Fonte: https://www.vvale.com.br/agricultura

 

Mais informações: emportouniao@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Jovens apicultores de Porto União são capacitados pela Epagri

portouniaoapicultores2

Na última quinta-feira, 6, o Escritório Municipal da Epagri, no município de Porto União deu sequência na capacitação de jovens apicultores das comunidades de Maratá, Bom Princípio e São Martinho.

A segunda etapa dessa capacitação ocorreu na propriedade da família Vetterlein, em Bom Princípio, contando com a presença de 12 apicultores.

Essa etapa teve como objetivo falar sobre a alimentação das abelhas, seja a alimentação natural pelo pólen e néctar de floradas nativas e exóticas, ou seja a alimentação suplementar, usada pelos apicultores para manter as colmeias em épocas de pouca florada na região.

portouniuaoapicultores

Como primeira atividade, Guilherme Gonçalves, engenheiro agrônomo da Epagri de Porto União, elaborou com os apicultores o calendário de floradas da região, levantando quais a principais espécies vegetais que são fonte de alimento para as abelhas nessa região, e qual seus períodos de floração. Esse levantamento é importante para saber quando é necessário o uso de alimentação suplementar nas colmeias.

Em seguida Danilo Sagaz, responsável pela apicultura na Epagri do Planalto Norte, expôs aos presentes os tipos de alimentação suplementar. Há a alimentação energética, que tem por objetivo manter a colmeias durante período sem floradas utilizando mel, alguns tipos de açúcar, destacadamente o VHP, e xarope. O outro tipo é a alimentação estimulante para postura da abelha rainha, sendo feito com os apicultores o bife proteico, alimento elaborado com mel, açúcar, levedo e farinha de soja.

Por último, aconteceu a visita aos apiários da família Vetterlein, para observar o comportamento das colmeias, reservas de mel, e avaliação do uso de alimentação suplementar nas colmeias. A próxima etapa está marcada para final de agosto, no apiário da família Ludwig, na comunidade de São Martinho.

 

Mais informações: emportouniao@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Encontro reúne empreendedores da agricultura familiar em Porto União

porto uniãoencontro

Agricultores proprietários de agroindústrias e empreendimentos de turismo rural participaram, no dia 15 de março, de um encontro organizado pela Epagri de Porto União.

O evento contou com 28 agricultores que representaram 15 empreendimentos dos mais variados ramos, como produção de queijos, embutidos, geleias, doces, sucos, mel e outros produtos apícolas. O objetivo foi sensibilizar os produtores sobre a importância do planejamento, da gestão do negócio e das boas práticas de fabricação.

O coordenador estadual da Epagri na área de agregação de valor, Daniel Uba, expôs aos participantes dois pontos importantes de todos os empreendimentos: o planejamento inicial da atividade e a gestão do negócio. Ele destacou que, se não forem bem trabalhados, esses pontos podem levar ao insucesso do negócio. Também falou sobre a valorização cada vez maior dos produtos da agricultura familiar pelos consumidores.

Boas práticas de fabricação foi o assunto abordado por Telma Koene, responsável regional da Epagri pela área de agregação de valor. Telma relembrou pontos básicos, como a condição da agroindústria e a limpeza, e também tratou sobre manipulação de matéria-prima, produtos prontos e embalagens, mostrando que pequenas ações podem ter grande interferência na qualidade do produto.

 

Mais informações: emportouniao@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Secretaria de Agricultura de Porto União entrega barracas de feira a produtores rurais

portouniãofeira

A administração municipal de Porto União, por meio da Secretaria de Agricultura realizou a entrega de 12 barracas sanfonadas aos produtores rurais da comunidade do KM 13.

As barracas foram uma sugestão levada da reunião do Plano Plurianual na comunidade do 13 pelo Secretário de Agricultura e Obras, Nei Giacomini ao prefeito municipal visando alavancar e valorizar o trabalho da agricultura familiar no interior.

O presidente da Igreja e integrante da Associação dos Produtores Ecológicos de Porto União (Afruta), Carlos Cendron, agradeceu a aquisição das barracas e enfatizou, "Este foi um pedido feito na reunião do Plano Plurianual deste ano como uma das necessidades que a comunidade pedia há anos ao poder municipal e hoje está sendo entregue, uma grande conquista dos produtores, quero agradecer em nome de toda associação", finaliza. As barracas tem 6,40m x 3,50m e ajudará na padronização e identidade visual da associação.

Mibach comenta a entrega das barracas, "Um investimento perto de 30 mil reais aos feirantes merecidamente pelo capricho, pelo trabalho desempenhado por vocês produtores, que são um orgulho do município de Porto União", completa.

A entrega das 12 barracas foi feita no pavilhão da igreja do KM 13 e contou com a presença do prefeito Eliseu Mibach e vice Percy Storck, além dos vereadores Paulo Kovalski, Hélio Weber e Christian Martins, representando a Câmara de Vereadores.Fonte:www.portouniao.sc.gov.br

 

Mais informações: emportouniao@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Seminário de Piscicultura do Vale do Iguaçu é realizado em Porto União

portouniãoseminario

A Secretaria de Agricultura do município de Porto União juntamente com a Associação de Piscicultores do Vale do Iguaçu (ECOPEIXE) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), realizaram um seminário sobre piscicultura na localidade de Nova Galícia, interior do município.

A equipe da Epagri realizou duas palestras aos produtores, uma explicando a real situação e perspectiva da piscicultura na região e outra sobre o manejo nutricional da piscicultura, com o objetivo de explicar a importância do produtor prezar pelo alimento e manejo de qualidade. Os produtores puderam tirar várias dúvidas sobre a piscicultura, buscando orientações e apoio.

O prefeito municipal Eliseu Mibach relatou sobre o desenvolvimento da piscicultura, "Tudo que será estudado neste dia de hoje, podem nos procurar, que com certeza iremos colocar em prática juntamente com o Secretário de Agricultura, Nei Giacomini", finaliza.

Também foram realizadas diversas oficinas e dinâmicas com os presentes com o objetivo de formar um plano de trabalho.

Estiveram presentes no evento os vereadores Gildo Masselai, ex-funcionário da (EPAGRI) com mais de 30 anos de experiência no ramo e Christian Martins, ambos representando a Câmara de Vereadores.Fonte:www.portouniao.sc.gov.br

 

Mais informações: emportounião@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br