Arquivos da categoria: Riqueza

Agricultores de Riqueza participam de Dia de Campo sobre gado de leite

riquezaleite1

A Epagri de Riqueza, em parceria com a Secretaria de Agricultura do município, promoveu um dia de campo sobre gado de leite.

O encontro contou com a participação de 25 agricultores e foi realizado em Linha Progresso, na propriedade da família de José Portes da Silva.

O conteúdo apresentado pelos profissionais foi dividido em três etapas didáticas.

A primeira abordou a sobressemeadura de sementes de gramíneas de inverno em áreas de pastagens perenes de verão. A segunda trabalhou, de maneira teórica e prática, a qualidade do leite e o controle de Contagem de Células Somáticas e Padrão de Placas. Já a terceira tratou sobre a importância da água e sombra nos piquetes.

Na sobressemeadura de pastagem foi tratado com relação ao fornecimento de alimento de qualidade no período de outono/inverno.

Também foram abordados os temas de manejo dos animais em piquetes, divisão em lotes conforme a exigência nutricional, visando um melhor aproveitamento da pastagem.

Os engenheiros agrônomos da Epagri, que ministraram a capacitação, também abordaram sobre a importância de disponibilizar sombra e água nos piquetes, com o objetivo de melhorias tanto em relação ao bem-estar animal, quanto à qualidade e quantidade de leite produzido, acarretando em avanços nos índices reprodutivos.  Ainda no local, realizou-se a prática de identificação dos animais com mastite subclínica. Fonte:Fonte: Rádio Porto Feliz 

Mais informações: emriqueza@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Fruticultores de Riqueza recebem orientação de técnicos da Epagri sobre poda

riquezafruticultura

A Epagri de Riqueza (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural) com apoio da equipe de Caibi, realizou no final de janeiro uma o ficinaprática sobre a poda de goiabeira na propriedade de Volnei Sandri, em Linha Vila Nova.

O objetivo foi orientar sobre principais cuidados na cultura da goiabeira, importância da poda, influência na frutificação e controle de pragas e doenças.

Conforme o extensionista da Epagri, Douglas Gato, a empresa possui uma coleção de diversas espécies frutíferas na propriedade da família Sandri. No local, há acompanhamento técnico mensal do escritório da Epagri de Riqueza, destinado para realizações de atividades com a população e disseminação da importância da fruticultura na região.

O extensionista explica que a fruticultura, de modo geral, é pouco explorada na região, demandando a aquisição frutas de outras regiões produtoras do país para abastecimento local. Por este motivo, “a atividade teve como importância o fomento e disseminação de conhecimento da cultura da goiabeira, algo novo em nossa região, onde poucos empreendimentos rurais possuem a cultura com finalidade econômica”.

Mais informações: www.riquesa.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Produção de flores é bom negócio para jovens rurais de Riqueza

riquezaflores1

A produção de flores é um mercado com potencial de crescimento no Brasil. A atividade conta com nove mil produtores registrados, de acordo com dados do Sebrae. E são eles os responsáveis pela geração de 194 mil empregos diretos. A cadeia produtiva movimenta por ano mais de 4 bilhões de reais. Por aí dá para perceber a força deste negócio.
 

E foi de olho nas possibilidades de renda, que dois jovens do município de Riqueza, Extremo Oeste de Santa Catarina, decidiram investir no ramo. Thiago e Mathes Gurke buscavam uma alternativa para ficar no campo com boas possibilidades de renda. Eles viram nas flores mais que beleza e sim um investimento com retorno garantido.

riquezaflores2

Thiago diz que desde criança gostava de produzir mudas de flores. A ideia de ter seu próprio negócio veio depois que ele trabalhou um tempo fora e viu que não era o que queria para a vida dele. Com o apoio dos pais, ele e o irmão começaram o projeto com um abrigo de cultivo. Hoje já são cinco unidades e a tendência é de crescimento.

A produção de flores é uma atividade bastante diversificada pois existem muitas espécies e é preciso entender um pouco de cada uma delas. Exige tecnologia apropriada em cada segmento produtivo. A família Gurke domina a técnica de produção, mas está sempre em constante busca de aperfeiçoamento. Matheus participou do Curso de Gestão, Liderança e Empreendedorismo, realizado pela Epagri com apoio do Programa SC Rural. Depois de fazer o curso, Matheus recebeu um incentivo financeiro do SC Rural de 10 mil reais, recursos que foram investidos na ampliação do negócio.

A orientação dos técnicos da Epagri ajudou muito na melhoria da infraestrutura e no manejo das técnicas de produção.Fonte:http://www.paginarural.com.br/noticia/249770/producao-de-flores-e-bom-negocio-para-jovens-rurais-diz-epagri

 

Mais informações: emriqueza@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br