Arquivos da categoria: Cooperativa da Agricultura Familiar de Xanxerê

Cooperativa da Agricultura Familiar de Xanxerê faz parte da economia e da diversidade de alimentos do município

xanxerecoop

O Censo Agropecuário do IBGE revelou que 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes possui a agricultura familiar como base. E ainda, que 84,4% dos estabelecimentos rurais são dos agricultores familiares e 74,4% da mão de obra do campo está empregada.

   A Cooperativa da Agricultura Familiar de Xanxerê, iniciou no ano de 2007, localizada na Rua Antônio Vitorio Giordani. O objetivo principal é fomentar a produção, industrialização e comercialização dos produtos da agricultura familiar.

xanxerecoop2

O diretor da cooperativa, Jurandir Giachini explica que atualmente mais de 100 famílias participam desta produção, que é levada até o centro de comercialização da cooperativa. “Durante a semana os agricultores levam as suas produções e nas quartas-feiras e sábados é realizado a feira livre, qualquer dia as pessoas podem vir aqui para adquirir esses produtos. São diversos produtos de hortifrúti, produções artesanais como vinhos, queijos e conservas, tem que vir e conferir”.

xanxerecoop5

Jurandir realiza nos sábados um café colonial completo, com alimentos típicos da agricultura familiar, como: polenta brustolada, pastel, caldo de cana, bolachas e uma infinidade de produtos que já são comercializados na Feira, e mensalmente o sorteio de uma cesta com produtos coloniais, para as pessoas que compram na cooperativa.

A população deve valorizar essa produção de produtos coloniais oriundos da agricultura familiar e o cooperativismo da agricultura familiar permite que organizados em maior número, os produtores rurais façam melhores negócios na venda de sua produção”.

Ainda segundo Jurandir, se algum produtor familiar tiver interesse em comercializar seus produtos, será bem-vindo. “Geralmente quem participa do feirão é quem já vende seus produtos na Feira. Mas, se um agricultor familiar desejar também vender o que ele produz, pode entrar em contato com a cooperativa, se tornar um cooperado e começar a comercializar aqui também”, conclui.

xanxerecoop3

Para o diretor da Cooperativa, o ano de 2018, foi positivo e conseguiram se manter no ramo, apesar dos diversos problemas climáticos e econômicos que afetaram a agricultura.

“Para 2019, temos projetos de expansão e melhorias no espaço onde é realizada atualmente a feira livre. Além de outros planos voltados à cooperativa”, destaca.Fonte:Com informações do Lance Notícias

 

Mais informações: Cooperativa da Agricultura Familiar de Xanxerê  (49) 3433-9583 -  cafxanxere@hotmail.com

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br