Arquivos da categoria: Arte e Cultura

Garuva estimula artesanato com cipó-imbé

garuvaartesanato3

A equipe da Epagri, no município de Garuva, norte do Estado vem trabalhando desde 2006 com a capacitação e organização de agricultores para estimular o artesanato com o cipó-imbé e produzir peças diferenciadas, direcionadas a um mercado mais exigente e que remunera melhor.

O grupo desenvolveu a marca própria “Arte Imbé” e vem expondo os produtos em diferentes eventos, divulgando o trabalho e se aproximando dos consumidores.

Recentemente os artesãos levaram os produtos para dois eventos importantes: a Feira Sabor Rural realizada no Shopping Mueller em Joinville, de 10 a 12 de maio, e a primeira exposição de artesanato em cipó-imbé, realizado em Guaratuba (PR), nos dias 27 e 28 de abril.

Segundo o extensionista rural de Garuva, Marcelino Hurmus, em ambos os eventos o objetivo foi difundir a arte em cipó-imbé produzida no município, além de proporcionar a comercialização dos produtos diretamente com a população e desta forma agregar valor e melhorar a renda das famílias produtoras.

O evento no Paraná foi organizado pelo movimento interestadual de cipozeiros e cipozeiras de Garuva (MICI). Contou com o apoio da Epagri de Garuva e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Esporte e Turismo.

O cipó-imbé é uma planta epífita, ou seja, utiliza outra planta como suporte ao seu desenvolvimento. A parte utilizada para o artesanato é a raiz aérea da planta, que é coletada na mata pelos cipozeiros e organizada em feixes. O cipó bruto, de coloração escura, é utilizado na confecção de cestas, balaios, cachepôs, esteiras e outros trabalhos rústicos.Fonte:Epagri

 

Mais informações: emgaruva@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Projeto aproxima arte e cultura das comunidades rurais de Chapecó

 chapecoarte1 chapecoarte2 chapecoarte3

Os moradores da Linha Tafona, no município de Chapecó, puderam participar do “Circuito de Arte e Cultura Rural”. A ação trouxe, de maneira gratuita, à comunidade rural, apresentação de música, intervenção de poesia, exposição de artes visuais e espetáculo teatral. Tudo isso em contato com a natureza.

As atividades integram o Projeto “Nossa Maloca tem Histórias”, contemplado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó. O objetivo foi trazer um novo significado à zona rural do Município, fomentar o turismo cultural de eventos, além de descentralizar a oferta de apresentações culturais, fazendo com que aconteçam também nas comunidades do interior.

A programação constou com a apresentação do Espetáculo “El Dueto”, da Cia de La Curva, “Voz Mulheres” com grupo Vertigem de Ações Poéticas e samba com “Farofa Trio”.

Além desse evento, o projeto prevê inúmeras atividades ao longo de 2019 com escolas públicas. Quatro instituições de ensino do campo irão visitar e participar das atividades no Sítio no decorrer do ano letivo. A intenção é contribuir para o processo de aprendizagem, formação de leitores, por meio de atividades de mediação de leitura, contação de histórias e oficinas, aproximando assim as comunidades rurais dos artistas chapecoenses. O espaço conta com bosque, onde um palco oportuniza inúmeras apresentações, ‘casa da bruxa’ para tornar as histórias contadas ainda mais reais e o Teatro Rural Chica Pelega, o primeiro teatro rural da história de Chapecó. E, se não bastasse, uma biblioteca comunitária para as crianças da comunidade.

“É muito bom e importante ver esse movimento acontecendo, ver os artistas da nossa cidade criando, construindo e desenvolvendo ações que fazem a diferença na vida das pessoas. Esse projeto facilita e oportuniza o acesso aos bens culturais. A cultura, assim como a educação e o esporte, é uma incrível ferramenta de transformação social e poder ver isso acontecendo, nos dá, ainda mais energia, para que novas ações e projetos aconteçam”, enfatiza o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva.

Mais informações: www.chapeco.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br