Arquivos da categoria: Programa QTRural

Programa “De Olho na Qualidade” traz mudanças expressivas nas propriedades rurais

qtrural

A empresa rural de Dorvalino Casagrande, situada na Linha Madoglio em Santiago do Sul, está entre as inúmeras propriedades rurais que obteve importantes resultados com a participação no Programa De Olho na Qualidade Rural. A capacitação integra o Projeto Encadeamento Produtivo: Cooperativa Aurora Alimentos – SEBRAE/SC: Suínos, Aves e Leite, realizado em parceria com cooperativas e entidades. 

Situada em uma área de 66 hectares, Dorvalino e a esposa Terezinha atuam no segmento de avicultura de corte com dois aviários que possuem capacidade para alojar cerca de 16.500 aves. Também trabalham na área de bovinocultura leiteira com aproximadamente 30 vacas em seis hectares de pastagem anual e nove hectares para a produção de milho, bem como na bovinocultura de corte com aproximadamente 57 cabeças de gado da raça charolês e tabapuã.

Com o Programa De Olho na Qualidade, realizado por meio de parceria com a Cooperalfa no ano passado, a família colocou em prática as inovações discutidas nos encontros e obteve destaque com a organização do ambiente de trabalho. “Houve liberação e economia de espaço, principalmente na varanda do paiol de 18 metros quadrados. A empresa rural ficou mais valorizada e funcional, apresentando maior segurança e luminosidade dentro dos ambientes e praticidade”, destacou a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Karla Szymanski.

Segundo Karla, além da organização da propriedade, foram desenvolvidas algumas ações na área leiteira que possibilitaram aumentar a produtividade. “A média de produção em outubro, no início do Programa De Olho, estava em 16,85 litros/vaca/dia. Em novembro, ampliou para 20 litros/vaca/dia. No decorrer do programa, a empresa rural começou a fazer o controle leiteiro, dimensionou piquetes, separou áreas distintas para novilhas e para as bezerras, além de instalar bebedouros de água para as bezerras. A contagem de células somáticas (CCS) baixou de 638 para 440 e contagem de células padrão (CPP) reduziu de 42,5 para 7”, explicou.

Por fim, a empresa rural ampliou seu desempenho com a concretização do programa, pois além de aperfeiçoar expressivamente a aparência das instalações e a praticidade no trabalho, obteve excelentes resultados na atividade leiteira com aumento de produção e melhoria da qualidade do leite. “Nossa propriedade rural melhorou muito. Hoje sabemos onde estão as ferramentas e utensílios e temos mais espaço para deixar tudo organizado. Nos sentimos orgulhosos do nosso lugar”, comemora Dorvalino. 

PARCEIROS DO ENCADEAMENTO PRODUTIVO

O Projeto Encadeamento Produtivo é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Senar, Sescoop, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1 e Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sicredi, Cooperalfa, Cooper A1 e Copérdia. No Paraná, participam a Cooperalfa, Copérdia e Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Coasgo e Coperalfa. A iniciativa tem por objetivo contribuir com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade, promovendo a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas por meio de relacionamentos cooperativos. Fonte: MBComunicação

 

Mais informações: http://www.mbcomunicacao.com.br/

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br