Produtores de arroz irrigado participam de capacitação em Itajaí

itajaiarroz2

De 25 a 28 de julho estiveram reunidos na Epagri/Cetrei – Centro de Treinamento de Itajaí, 31 produtores de arroz irrigado de Santa Catarina, para o curso anual de arroz irrigado em sistema pré-germinado.

Santa Catarina é referência nesse sistema de cultivo, sendo que dos 149 mil hectares de arroz irrigado do estado, aproximadamente 80% são em sistema pré-germinado.

Para a realização do curso são utilizadas as estruturas do Centro de Treinamento e da estação de Pesquisa da Epagri de Itajaí. Os instrutores são funcionários da Epagri que trabalham diversos temas relacionados à cultura. Foram abordados temas como legislação relacionada à cultura do arroz, melhoramento genético e sementes, efeitos do clima sobre a cultura, economia da atividade, manejos da lavoura de safra e entressafra relacionados à fertilidade do solo, plantas daninhas, insetos, doenças, colheita e pós colheita e como trabalhar a cultura de arroz irrigado para produção com o mínimo de impacto ao ambiente, com geração de renda ao produtor e toda a cadeia produtiva e, principalmente, para que a atividade cumpra seu papel social de gerar alimentos de boa qualidade à preço acessível.

itajaiarroz1

Os instrutores do curso têm formação e qualificação pelo trabalho desenvolvido no dia-a-dia que garante a possibilidade de diálogo com os agricultores trazendo a teoria e suprindo as dúvidas relacionando os temas à prática, com isso durante todo o curso houve grande debate dos assuntos entre os agricultores e dos agricultores com os instrutores, aumentado assim a efetividade do curso.

Participaram como instrutores os engenheiros-agrônomos Dr. José Alberto Noldin, Dr. Klaus Konrad Scheuermann, Dr. Eduardo Rodrigues Hickel, Dr. Marcos Lima Campos do Vale, Dra. Gabriela Neves Martins, Dra. Fabiana Schmidt, Dr. Rubens Marschalek, Esp. Hector Silvio Haverroth e a economista Dra. Glaucia de Almeida Padrão.

Segundo o engenheiro agrônomo Hector Silvio Haverroth, coordenador e instrutor do curso, os agricultores foram unânimes em dizer que o curso foi um momento importante para atualização profissional e que, com as informações recebidas sentem-se mais seguros para realizar algumas mudanças no sistema produtivo em suas lavouras buscando redução de custos e adequações ambientais.

O curso de arroz irrigado para agricultores é oferecido pela Epagri anualmente, no mês de julho. Contou com a parceria da Gerencia Regional de Joinville, Gerência de Pesquisa de Itajaí, Cepa, Cetrei e escritórios Municipais e foi apoiado financeiramente pelo Programa Santa Catarina Rural, sendo que os agricultores receberam o curso, material bibliográfico, alimentação e hospedagem gratuitamente.

Mais informações: Epagri – Centro de Treinamento de Itajaí – 47 33788364

Endereço eletrônico: imprensa@microbacias.sc.gov.br