Encontro reúne quase 300 jovens em Descanso

descansojovens1

A Epagri foi uma das realizadoras do Primeiro Encontro da Juventude Descansense, que reuniu mais de 280 pessoas no dia 25 de maio. Com o tema Viver e Construir, o evento buscou identificar as demandas dos jovens descansenses para construção de uma sociedade melhor.

Um dos pontos altos do Encontro foi o trabalho em grupo, quando os participantes apresentaram sugestões de ações efetivas voltadas à juventude no município, na sociedade, na família e na comunidade onde vivem. A proposta, segundo a extensionista social da Epagri de Descanso, Flavia Maria de Oliveira, foi coletar indicações dos próprios jovens para pensar estrategicamente ações locais, promovendo o protagonismo juvenil, o empreendedorismo e a sucessão.

A extensionista da Epagri entende que a indicação vinda da juventude é uma garantia de efetividade nas atividades desenvolvidas, pois é uma ação construída de forma coletiva. Segundo ela, os jovens podem encontrar respostas, mas para isso precisam da referência dos adultos, de escuta e da parceria da comunidade. Flávia conta que os membros da Comissão Organizadora do Encontro sistematizarão as indicações apresentadas pelos jovens e produzirão um documento com proposições de ações continuadas na área da juventude, que será entregue às instituições locais.

descansojovens2

Além do trabalho em grupo, a programação, realizada no Salão Paroquial, no centro da cidade, contou com momentos culturais, palestras e plenária. O primeiro palestrante foi o padre missionário da Congregação Redentorista, Inácio Gebert, que refletiu a respeito de cada jovem ser responsável pela sua história. Com o tema “Você é seu próprio caminho”, o sacerdote enfatizou a necessidade de respeitar valores e demais posturas para se construir um mundo mais justo e igualitário.

Outro convidado foi o prefeito de Guarujá do Sul e presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc), Cláudio Junior Weschenfelder. Ele falou sobre a “Realização juvenil na sociedade contemporânea”, abordando situações que os jovens enfrentam e precisam lidar. Ainda chamou a atenção para como a mídia interfere na forma de pensar e agir, além de apresentar brevemente a sua trajetória enquanto jovem rural, empreendedor e representante juvenil na política do seu município.

Mais informações: emdescanso@epagri.sc.gov.br

Endereço eletrônico: imprensa@microbacias.sc.gov.br