Crianças catarinenses aprendem lições sobre defesa agropecuária através do Projeto Sanitarista Junior

cidasccrianças1   

O ano de 2017 iniciou e com ele as atividades do terceiro ano em que o Projeto Sanitarista Junior está aproximando a Cidasc dos catarinenses e trabalhando a Defesa Sanitária como tema transversal no currículo das escolas do estado.

cidasccrianças2

O Projeto, que foi implantado pela Cidasc nas escolas de Santa Catarina em fevereiro de 2015, tem como objetivo promover a mudança de atitudes e comportamentos frente aos problemas sanitários desde o período escolar, melhorando direta e indiretamente a saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente.

cidasccrianças4

cidasccrianças3

Neste ano, as atividades do Projeto já estão ocorrendo em todas as escolas parceiras e contribuindo com as finalidades da educação sanitária, que é compreendida como atividade estratégica e instrumento da defesa agropecuária com fins de garantir o comprometimento dos integrantes da cadeia produtiva agropecuária e da sociedade em geral no cumprimento dos objetivos.

Para motivar ainda mais o interesse das crianças pelas ações do projeto, que conta com aulas expositivas e saídas a campo para que os estudantes tenham um contato mais próximo com a defesa agropecuária, todo o material didático utilizado foi atualizado e ampliado.

Para a coordenadora estadual do Projeto Sanitarista Junior, a engenheira agrônoma da Cidasc Patrícia Almeida Barroso Moreira, “O Projeto Sanitarista Junior completa em 2017 sua 3º edição. Fechamos o ano de 2016 com 67 escolas envolvidas, alcançando 3.500 crianças em todo o estado. Neste ano de 2017 estamos com 60 escolas parceiras, em 30 municípios, alcançando 2.162 crianças e esperando superar os números de 2016”.

Educação Sanitária

O Projeto Sanitarista Junior é uma das principais ações de Educação Sanitária desenvolvidas pela Cidasc em Santa Catarina. A Educação Sanitária em Defesa Agropecuária é atividade estratégica e instrumento da Defesa Agropecuária, que visa garantir o comprometimento dos integrantes da cadeia produtiva agropecuária e da sociedade em geral no cumprimento dos objetivos.

Entende-se como Educação Sanitária em Defesa Agropecuária o processo ativo e contínuo de utilização de meios, métodos e técnicas capazes de educar e desenvolver consciência crítica no público-alvo. As diretrizes do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária realizado pela Cidasc são a promoção da compreensão e aplicação da legislação de Defesa Agropecuária pelos entes envolvidos nas cadeias produtivas agropecuária e pela sociedade em geral; a promoção de cursos de educação sanitária para diversos públicos-alvo; a formação de multiplicadores; a promoção de intercâmbio de experiências e desenvolvimento de projetos interinstitucionais; e a utilização dos meios de comunicação como instrumento de formação e de educação.

 

Mais informações: www.cidasc.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@microbacias.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>