Escritório da Epagri de Rio Negrinho promove Seminário de Piscicultura.

rionegrinhopeixe1 rionegrinhopeixe2

Ciente da importância da diversificação das atividades em uma propriedade rural, a Epagri, atua em todo estado em diferentes projetos que incentivam tal prática e prestando valiosa assistência aos agricultores.

A região do Planalto Norte é reconhecida pela sua força na produção de grãos, especialmente milho e soja, além da cultura do tabaco. Esta característica por muitas vezes acaba monopolizando as atividades nas pequenas propriedades, colocando o agricultor sob as flutuações do mercado.

Sendo uma região rica em fornecimento de água em quantidade e qualidade, uma das atividades com maior potencial para diversificação é a criação de peixes de água doce.

Por este motivo, o escritório municipal da EPAGRI em Rio Negrinho, em parceria com a Prefeitura Municipal, via secretaria da Agricultura, realizou no dia 29 de junho, o “I Seminário microrregional de piscicultura”.

O público alvo do evento foram os piscicultores de todos os níveis de conhecimento, desde o iniciante ao profissional, dos municípios de Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre e Mafra. Participaram ao todo aproximadamente 50 pessoas dentre técnicos, agricultores e lideranças municipais.

Na parte da manhã foram realizadas três palestras, com os temas “Perspectivas da piscicultura”, “Qualidade de água” e “Nutrição de peixes de água doce”, ministradas pelos técnicos da Epagri, Ricardo Grejianin, Everton Della Giustina e Rodrigo Mira Otto, respectivamente.

Após o almoço, oferecido pelo Sindicato Rural de Rio Negrinho e Senar, os piscicultores puderam compartilhar experiências e discutir pontos fortes, fracos e possíveis soluções para a atividade da região, através da dinâmica Word Café.

“Rio Negrinho, e toda região do planalto norte possui um potencial enorme para a prática da piscicultura em pequenas propriedades. Por este motivo a realização de atividades como esta são importantes para o desenvolvimento da atividade, gerando como consequências o incremento da renda do produtor e sua fixação no meio rural”, ressalta Vitor Lehmkuhl, Extensionista Rural do Escritório Municipal da Epagri de Rio Negrinho.

Mais informações: emrionegrinho@epagri.sc.gov.br

Endereço eletrônico: imprensa@microbacias.sc.gov.br