Com incentivos, agricultores familiares de Içara optam pelo campo

içaraapoio

Muitos agricultores familiares acabam deixando o interior em busca de melhores condições na cidade. Em Içara, duas mil famílias permanecem no campo, e da terra tiram o seu sustento e sua renda.


Clodoaldo Monsani, da comunidade de Sanga Funda, é produtor de leite e há cinco anos vende a produção para laticínios. Ele recebe, por meio da Secretaria de Agricultura de Içara, assessoria técnica de um Médico Veterinário e um Engenheiro Agrônomo. Entre os benefícios oferecidos está a parceria com o Governo Municipal para serivços de máquinas. Esta ação faz parte do projeto “Meu Caminho Melhor”, onde os produtores também recebem material (areião) para revestimento de trechos de estradas, o que auxilia o escoamento da produção. 

“Com o apoio técnico do Programa Pró-leite, incrementamos a produção e melhoramos a qualidade do produto. Além disso, recebemos muitas informações e capacitações sobre novas tecnologias, como usar adequadamente o solo e ainda para melhorar a infraestrutura da propriedade e manejo do rebanho”, explicou Monsani.

“Os agricultores familiares são os responsáveis pelos alimentos que chegam as mesas dos brasileiros. A agricultura é uma atividade nobre que fomenta também a economia da cidade. Os programas que oferecemos em apoio ao agricultor, são também uma forma de auxiliá-los para que permaneçam em suas propriedades",destacou o secretário da pasta Valdelir Da Rolt.                 

“Muitas vezes o apoio ao agricultor é visto como assistencialismo, muito pelo contrário, queremos que o agricultor se mantenha com dignidade no campo”, colocou o engenheiro agrônomo da Epagri, Luis Fernando Burigo Coan.

Comercialização e conquistas

A agricultora Joicy Gomes Budny, que reside com a família na comunidade de Santa Cruz, produz tomates grape-fruit, morango e abacate. A produção é vendida a diversos supermercados da região. “Com dedicação e amor é possível levar nossos produtos para muitas mesas. Ser agricultora é uma profissão muito gratificante”, diz. Uma novidade para este ano é a venda de mudas de morango em vasos, dando a liberdade de cultivar a fruta dentro de apartamentos, casas e jardins. “É também uma forma de aproximar o consumidor do dia a dia dos agricultores”, ressalta Joicy.

“Muitas famílias içarenses vivem exclusivamente dessa atividade. Elas recebem o apoio necessário para comercializar seus produtos com a Feira Fixa, próxima à rodoviária, e também se organizam em associações e cooperativas, como a Copafi. A Copafi, entre outras cooperativas da região, também teve projeto de melhorias apoiado pelo Programa SC Rural. Além disso, tem apoio técnico caso desejem expandir e comercializar seus produtos por meio de agroindústrias, por exemplo. Além disso, a merenda ofertada a rede de escolas municipais é 100% oriunda da agricultura familiar içarense, oferecendo produtos, na sua maioria sem agrotóxicos, e de qualidade excelente para os estudantes”, destacou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.Fonte:icara.sc.gov.br

 

Mais informações: emicara@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@microbacias.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>