Agricultura familiar e urbana presentes na 11ª Feira Multissetorial do Alto Vale do Itajaí em Rio do Sul

riodosulfeira1Debora Claudio

A 11ª Feira Multissetorial do Alto Vale do Itajaí – FERSUL 2017, realizada de 16 a 20 de agosto, em Rio do Sul, contou esse ano com o espaço “Sabores do Alto Vale – Da terra à mesa”, organizado pela Epagri com apoio do Programa SC Rural, Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Cresol, Loja Proposta Verde, Centro de Motivação Ecológica e Alternativas Rurais (CEMEAR) e SEBRAE.

     riodosulfeira6

riodosulfeira5

Neste espaço quatro grupos de produtores orgânicos e quatro cooperativas da agricultura familiar tiveram a oportunidade de divulgar e comercializar produtos orgânicos e coloniais da agricultura familiar e urbana da região.

No terceiro dia da FERSUL, dia 18 de agosto, foi realizada uma Rodada de Negócios (produtos Orgânicos e Coloniais), parte da programação oficial da FERSUL, onde se inscreveram e participaram em torno de 25 potenciais compradores dos ramos da gastronomia, hotelaria, lojas especializadas, supermercados, nutricionistas responsáveis técnicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da região, que tiveram a oportunidade de conhecer e negociar com os expositores os produtos da agricultura familiar e urbana.

riodosulfeira4

O espaço também contou com demonstração de composteiras domésticas, meliponicultura e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) organizado pela Associação de Permacultores do Vale do Itajaí (Apervali).

riodosulf5eira

Além disso, a Epagri organizou uma mesa de troca de sementes crioulas e mudas, que foi o maior sucesso, despertando a curiosidade das crianças e a nostalgia dos adultos e idosos, muitos levaram sementes e mudas, alguns trouxeram outras, cumprindo o papel de resgatar o cultivo e uso destes alimentos.

riodosulfeira3

No sábado, dia 19, recebemos a visita do chef de cozinha Jimmy Macmanis, conhecido como Ogro Jimmy, que apresenta um quadro de culinária de rua no Programa Mais Você, da Ana Maria Braga, na Rede Globo. Jimmy esteve palestrando no Congresso Empresarial Fersul Experience, parabenizou os agricultores pelos produtos orgânicos e coloniais e a Epagri pelo resgate das sementes crioulas, dizendo ser um grande incentivador deste trabalho e da relação de compra direta entre produtor e consumidor, também mencionado em sua palestra.

riodosulfeira2

Os resultados da participação na FERSUL foram positivos, onde os grupos e cooperativas que estavam expondo tiveram a oportunidade de divulgar e comercializar seus produtos para um público de aproximadamente 14.000 pessoas que passaram na FERSUL, além dos contatos realizados na rodada de negócios e a troca de experiências que foi proporcionada. Autoridades locais, regionais e estaduais, como o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann prestigiaram o evento.

A realização deste espaço faz parte das atividades do Programa Gestão de Negócios e Mercados, que oportuniza para agricultura familiar e a pesca artesanal possibilidades de inserção em novos mercados, produtos diferenciados, adequação às exigências e fortalecimento das organizações e dos empreendimentos.Fonte:Eloísa Rovaris Pinheiro – Responsável do Programa Gestão de Negócios e Mercados da UGT-5 (Alto Vale do Itajaí). Fotos:Debora Claudio

 

Mais informações: eloisapinheiro@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>