Epagri promove Encontro Intermunicipal de Jovens Rurais em Presidente Getúlio

presidentegetuliojovens

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) promoveu em Presidente Getúlio o Encontro Intermunicipal de Jovens Rurais. O evento, realizado na comunidade de Rio Ferro, reuniu jovens de diversas cidades do Vale Norte para uma programação voltada a capacitação e troca de experiências.

De acordo com a extensionista Social da Epagri e coordenadora de jovens no Alto Vale, Leonir Claudino Lansnaster, o evento é a continuação de um curso que os agricultores participaram no Centro de Treinamento de Agronômica (Cetrag). “Lá eles tiveram a oportunidade de estar conosco por 30 dias e agora estamos fazendo um retorno para que eles socializem com os demais o projeto de vida que foi elaborado na época e que eles aplicaram em suas propriedades”, explicou.

Através do curso oferecido pela Epagri, os agricultores aprenderam mais sobre diversos temas, inclusive gestão. “Nos depoimentos dos jovens fica muito claro a diferença que fez na vida deles o fato de buscarem conhecimento e aplicarem isso na agricultura familiar. Para o sucesso isso é fundamental, pois eles também precisam saber aplicar o recurso, pensar como desenvolver as atividades e olhar de uma forma diferente para melhorar sempre.”

Rodrigo Hoepers foi um dos jovens agricultores que participou do encontro e conta que todos saem ganhando com eventos como esse. “A gente perde um dia na propriedade, mas ganha lá na frente, pois é um dia para planejar, trocar experiências e aprender então é sempre produtivo. Só temos que parabenizar o maravilhoso trabalho que a Epagri vem fazendo em prol dos jovens.”

A gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Edna Beltrame Gesser, também prestigiou o evento e destacou que o Encontro foi possível graças ao pPrograma SC Rural do Governo do Estado, que tem melhorado a vida dos agricultores de Santa Catarina. “Vimos como a capacitação e a organização no meio rural tem sido importantes, hoje esses jovens estão contentes, produzindo em suas agroindústrias, melhorando a produção e automaticamente a renda, o que motiva eles a permanecerem no meio rural”, finalizou. Fonte:Helena Marquardt-Assessoria de comunicação-ADR Ibirama

Mais informações: empresidentegetulio@epagri.sc.gov.br