Primeiro Encontro da Juventude Rural do município de Bandeirante

bandjovens

Participaram jovens rurais do município, além de lideranças e entidades municipais, e o evento aconteceu na última terça-feira, 07 de novembro de 2017, no centro de múltiplo uso.

O evento foi promovido pela Epagri em parceria com a Prefeitura Municipal, Sicoob, Sindicatos, Pastoral da Juventude Rural de São Miguel do Oeste e Instituto Federal de Santa Catarina- Campus de São Miguel do Oeste.

bandjovens4

A programação teve momentos diferentes como: momento cultural, palestra, trabalho em grupo e plenária. O palestrante foi o professor e mestre Rodrigo Kummer – IFSC. O tema da palestra: Juventudes Rurais do Oeste de Santa Catarina – Desafios e perspectivas, assunto que desencadeou entre os jovens diversos questionamentos que, posteriormente foram trabalhados em grupos.

Após a palestra foi realizado trabalho em grupo, onde os jovens apresentaram desafios e pontos positivos do meio rural sob a visão deles. Também pontuaram ações que podem ser realizadas a nível municipal, estadual e federal pelas entidades competentes. E para finalizar expuseram a necessidade de realizar mais encontros com temas e práticas do dia a dia na propriedade.

Neste momento foi organizada uma comissão de jovens, para juntamente com a Epagri e entidades parceiras, organizar em 2018 outros encontros, bem como uma palestra com o mesmo tema para os pais.

bandjovens1

Segundo a Extensionista Social da Epagri de Bandeirante, Francisca Freiberger, o encontro teve como proposição detectar anseios dos jovens e indicações de ações que podem ser feitas localmente com a união de entidades. “O tema sucessão requer envolvimento da família e de parceria da comunidade, para que o jovem se sinta protagonista de sua história na propriedade”, destaca Francisca. Fonte: franciscafreiberger@epagri.sc.goc.br

Mais informações: www.embandeirante@epagri.sc.gov.br