Carneiro Hidráulico concorre a prêmio da Agência Nacional de Águas em Projeto Ambiental

freirogeriocarneiroh2

O projeto do Carneiro Hidráulico, idealizado por técnicos da Epagri no município de Frei Rogério e que conquistou o mundo, é semifinalista do Prêmio ANA 2017, promovido pela Agência Nacional de Águas. Na semifinal, o projeto concorre com outros quatro trabalhos na categoria "Governo".

Para avaliar o projeto, a engenheira civil Alessandra Daibert, da ANA, esteve em Frei Rogério na última semana, onde foi acompanhada pelo extensionista social da Epagri Elcio Pedrão e pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente Itamir Gasparini. A vistoria aconteceu na propriedade do agricultor Gérson Mauro Fértig, na comunidade do Núcleo Tritícola, onde iniciou o projeto, em 2009, com a instalação do primeiro carneiro hidráulico no município.

Segundo o extensionista da Epagri, Elcio Pedrão, idealizador do projeto, atualmente, há mais de 30 unidades instaladas e, durante a vistoria da ANA, foi instalado mais um, na propriedade da família Ender, também no Núcleo Tritícola. No local, o carneiro hidráulico atenderá à demanda de água para bovinos de leite nos piquetes, lavação da sala de ordenha, limpeza de calçada e irrigação da horta para autoconsumo da família.

freirogeriocarneiroh

"Já montei mais de 2.700 carneiros. A maioria foi enviada para outros estados do Brasil e alguns até para outros países, como França, Portugal, Angola, Estados Unidos, Guatemala, Romênia e Japão", comentou o extensionista.

Para a vistoriadora Alessandra, foi muito melhor verificar in loco o projeto do que apenas ler sobre ele, já que pode comprovar a eficiência do carneiro. Ela destacou que o projeto não tem impacto ambiental e é de baixo custo para aquisição e instalação. "A instalação foi muito simples, a água chegou até onde o agricultor necessitava e vai resolver o problema dele. Aprovo o carneiro hidráulico com louvor! Vou fazer meu relatório e apresentar para os jurados na semana que vem", adiantou.

Alessandra explicou que, após os relatórios, serão selecionados os três finalistas, que estarão entre os melhores do Brasil na categoria. Esses finalistas serão comunicados no início de novembro e deverão estar em Brasília, em 6 de dezembro, para a final. O vencedor estará automaticamente convocado para apresentar o projeto para outros países. no 8º Fórum Mundial da Água, em março de 2018, em Brasília. "Estou muito feliz por estar nessa fase. Agora, é só torcer para estar entre os finalistas", finalizou Elcio.Fonte:Tatiana Ramos-http://asemanacuritibanos.com.br/geral/carneiro-hidr%C3%A1ulico-concorre-a-pr%C3%AAmio-1.1999652

 

Mais informações: emfreirogerio@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>