Apiúna tem produção pioneira de Cogumelos Paris

apiunacogumelo1

Na localidade de Jundiá está localizada a primeira empresa a cultivar cogumelos champignon no estado de Santa Catarina

Em dezembro de 2016 Samoel Berticelli e Alessandra Berticelli, moradores da localidade de Jundiá e proprietários da empresa Vali Cultivar, deram início a produção pioneira de cogumelos “Champignon Paris” no Estado.

“Em Santa Catarina somos os primeiros a cultivar esta iguaria, antes encontrada no Sul apenas no Paraná e Rio Grande do Sul”, salientou Samoel com orgulho.

A produção que rende em média de 1,5 toneladas por mês é destinada ao setor alimentício, como restaurantes e pizzarias. O processo de produção segue um rigoroso padrão de qualidade e o investimento é constante. No momento a área de produção da empresa está sendo ampliada com a construção de uma nova cozinha.

Para o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Gilmar Formagi, o empreendimento traz mais força ao setor agrícola do município.

“Temos orgulho da Vali Cultivar atuar em nosso município, trazendo um produto diferenciado. É muito interessante conferir pessoalmente a dedicação e os cuidados necessários para realizar o processo de produção. Além disso, estamos felizes em poder contribuir através da secretaria de agricultura para que a empresa se solidifique no município”.

Samoel explicou que a produção do champignon é feita em salas climatizadas com controle de temperatura e umidade, organizadas em prateleiras com distâncias padronizadas. Para uma estufa de aproximadamente 450 sacos o investimento com estrutura e matéria prima fica em torno de R$ 25 mil.

apiunacogumelo

A produção inicia com a matéria prima que é o composto orgânico, já com a semente onde é incubado o fungo do champignon. Durante aproximadamente 15 dias a matéria prima passa pela fase chamada de incubação, onde o fungo toma conta do composto orgânico. Decorrido este processo entra na fase de incubação da terra, onde é feita a cobertura do composto com terra corrigida. Depois de um período de 10 dias começa a fase de arrefecimento, onde é induzido o micélio (fungo do champignon vegetativo) a se tornar primórdios (fungo do champignon produtivo) onde aí sim tem início o crescimento e a formação dos cogumelos. A colheita dura em torno de 30 dias dependendo da quantidade de fluxos.

Para Samoel, no Brasil o consumo do Champignon é muito pequeno comparado aos países da Europa, mas vem crescendo cada vez mais, pois é considerado um alimento rico em proteínas e tem o apelo “da saúde” por ser produzido sem agrotóxicos e por ser muito nutritivo.

“Nós da Vali Cultivar estamos colocando no mercado catarinense um produto produzido aqui e com qualidade e preço acessível a todos, quebrando o paradigma de o mesmo ser um produto elitizado”, enfatizou Samoel.

apiunacogumelo2

Champignon, também chamado champignon de Paris, é um cogumelo comestível da família das agaricáceas, género Agaricus ou, no sentido estrito, pertencente as espécies Agaricus bisporus ou A. bitorquis, A. campestris, entre outras. (Fonte Wikipédia) Fonte:Ailton Carlos Coelhohttp://www.cabeconegro.com.br/geral/api%C3%BAna-tem-produ%C3%A7%C3%A3o-pioneira-de-cogumelos-paris-1.2000153

Mais informações: www.apiuna.sc.gov.br