Peritiba sedia Seminário do SC Rural

peritibasol

Estiveram reunidos no município de Peritiba, representantes de sete municípios da região de Concórdia, contemplados com ações do Programa SC Rural / TRAF (Turismo Rural da Agricultura Familiar), pela secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Além, da participação de agentes públicos municipais o Seminário contou com a presença de representantes de empreendimentos turísticos cadastrados no programa SC Rural dos municípios de Alto Bela Vista, Concórdia, Ipira, Itá, Peritiba, Piratuba e Seara.

Em torno de 25 participantes trabalharam no primeiro dia o tema planejamento estratégico e na terça-feira o foco foi o planejamento de marketing.

Para o secretário Municipal de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio de Ipira, Oladimir Odi Rese “esta etapa veio a fortalecer e a pensar/ repensar os empreendimentos e juntos construir uma rota no Turismo Rural da região da AMAUC. Juntos e integrados conseguimos nos fortalecer e sermos reconhecidos pelo potencial existente com um destino turístico com uma Cultura forte e as suas diversidades e belezas naturais”.

peritibasol1

Cada município já possui seus empreendimentos e suas ações voltadas ao turismo rural. Para Evandro Macagnan, produtor de geleias na agricultura familiar, do município de Concórdia, diz que “participar do programa SC Rural possibilita mais conhecimento para poder aplicar na minha propriedade e mostra que podemos trabalhar melhor, fazendo uma auto-avaliação da propriedade e do serviço que prestamos para realmente atender os turistas que nos visitam. Teremos mais resultados se trabalharmos juntos, não apenas individualmente”.

Já para Lindomar Cosmann, que possui uma propriedade de cultivo orgânico no município de Seara e faz parte de um grupo de empreendedores que está iniciando uma rota de turismo rural chamada Saberes e Sabores do Vale das Borboletas, “o seminário é uma oportunidade de agregar conhecimento e aplicar melhorias no meu produto e serviço. Gostaria que todos que estão envolvidos na rota pudessem participar deste seminário, mas infelizmente não é possível, pois, nem todos podem deixar seus afazeres diários”.

A integração entre os municípios próximos já acontece com Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba e Piratuba. Para a secretária-adjunto de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marlene Klein “o seminário foi interessante e produtivo, pois diretrizes e ações foram pensadas para melhorar e qualificar os serviços turísticos dos 7 municípios”. Fonte:

Mais informações: www.sol.sc.gov.br