Florianópolis receberá 1ª Feira e Exposição da Agricultura Familiar

fpolisfeira

Todas as cores e os sabores da agricultura familiar catarinense ocuparão o coração do centro histórico de Florianópolis no próximo dia 17 de março, com a realização da '1ª Feira e Exposição da Agricultura Familiar', das 7h às 13h, no Largo da Âlfandega.

A intenção é trazer para a capital uma vitrine da produção agrícola familiar, uma das principais atividades geradoras de emprego e que contribui significativamente para o Produto Interno Bruto do estado. Valorizar quem está por trás dos alimentos que chegam diariamente às mesas da cidade, sobretudo pelas mãos das mulheres agricultoras, também é motivação do evento. Segundo Rafael da Silva Larangeira, delegado federal do desenvolvimento agrário em Santa Catarina e um dos organizadores do evento, "este é o ano internacional da mulher rural e queremos nesta feira dar destaque à produção feminina e à relevância da agricultura familiar para o estado", revela.  

Políticas do campo ao mar 

Esta integração entre campo e cidade, personificada pela presença da feira em Florianópolis, também ecoa no crescimento da agricultura urbana, que hoje já conta com exemplos "manezinhos" beneficiados por políticas públicas como a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). Estes agricultores urbanos participarão da feira ao lado de pescadores artesanais, que também dispõem da DAP para acessar créditos e comercializar a produção para os mercados institucionais. Quilombolas, assentados da reforma agrária, agricultores que cultivam nos sistemas agroflorestal e orgânico também estarão expondo seus produtos. Na ocasião, alguns destes agricultores receberão kits-feira e empreendimentos serão contemplados com Selos de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), em solenidade de abertura que acontece às 9h30. 

Parcerias 

A 1ª Feira e Exposição da Agricultura Familiar em Florianópolis é uma realização da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), órgão da Casa Civil da Presidência da República, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Superintendência de Pesca, Maricultura e Agricultura da Prefeitura de Florianópolis.Também participam do evento a Secretaria da Agricultura e da Pesca do Estado de Santa Catarina, Epagri, Fetraf, Fetaesc, Unicafes, Cresol, Cepagro, Ceasa, Comissão de Produção Orgânica (CPOrg/SC) e Badesc. A feira conta com o apoio institucional do Senado Federal, Assembleia Legislativa de Santa Catarina e da Câmara de Vereadores de Florianópolis.

 

Mais informações:dfda-sc@mda.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br