Associados da Coopema comemoram sucesso do trabalho em sede própria apoiada pelo SC Rural

urupemacoop urupemacoop2

Famílias de agricultores da Cooperativa Agropecuária de Urupema (Coopema) estão comemorando o sucesso na venda das maçãs e o início das operações na sede própria, inaugurada em fevereiro. Fundada em 2012, essa foi a primeira cooperativa de produtores criada no município. Hoje ela conta com 24 associados que colhem cerca de 2 mil toneladas por safra.

Na época da fundação da Coopema, o grupo adquiriu, com financiamento, um terreno com uma estrutura física que não tinha condições de uso. “Faltava viabilizar as operações de recepção, armazenagem, classificação e comercialização das maçãs”, conta o engenheiro-agrônomo Cristian Lemos de Medeiros, extensionista da Epagri no município. Paralelamente, a equipe da Epagri vinha trabalhando em um projeto de desenvolvimento da cooperativa, buscando acessar linhas de crédito.

Com o Programa SC Rural, surgiu a oportunidade que faltava para os cooperados. Para conseguir o aporte de recursos, a Epagri elaborou uma proposta intitulada ‘Fortalecimento e autonomia da cadeia produtiva da maçã, agregação de valor dos produtos da Coopema’.

Nesse projeto, o investimento total foi de R$980 mil. Para aquisição de câmaras frigoríficas com capacidade para 800 toneladas e parte dos 2.300 bins necessários, foram aportados R$400 mil do SC Rural. O restante do valor foi financiado pelo Pronaf Agroindústria e permitiu a aquisição de máquinas e equipamentos de classificação de maçãs, reforma da estrutura física e o restante dos bins.

Desde fevereiro, a Coopema também conta com o apoio de dois engenheiros-agrônomos cedidos pela Prefeitura e de um contratado que tem atuado desde a recepção até a comercialização da safra. As maçãs estão sendo classificadas e embaladas no local, em caixas de 18kg, de acordo com a categoria. Com o início do funcionamento da cooperativa, já foram criados 15 empregos diretos nas diversas funções internas da packing house.

Para a comercialização da safra foi contratada uma empresa especializada e os resultados têm sido satisfatórios, tanto na remuneração pelo produto quanto na visibilidade da Coopema em âmbito nacional. “Graças ao apoio de entidades como Epagri, Prefeitura Municipal, Sicoob, Instituto Federal de Santa Catarina e Cidasc, hoje a Coopema está em funcionamento: classificando, armazenando e comercializando maçãs para outros estados brasileiros”, comemora Inácio da Cruz de Souza, presidente da cooperativa.

Mais informações:emurupema@epagri.sc.gov.br