Prefeitura de Piratuba investe em programas de apoio aos produtores rurais

piratubaprogramas1

Desde o início da atual Administração, a Prefeitura de Piratuba, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, investiu cerca de R$ 600 mil (sendo R$ 350 mil com recursos do Município) em programas de incentivo aos produtores rurais, incluindo distribuição de adubo orgânico, sementes de pastagens e sêmen para melhoramento genético de rebanhos (assim como o nitrogênio, utilizado para conservar o produto, e os materiais necessários para a inseminação).

Outra forma de auxiliar os produtores rurais é com a assistência técnica de profissionais da Secretaria e a prestação de serviços com máquinas e implementos agrícolas.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Nunes Vieira (foto), destaca o Programa de Pastagens de Inverno, que já repassou, com valores subsidiados, cerca de cinco mil sacos de sementes de aveia e azevém, o Programa Cama de Aviário e a distribuição de adubo orgânico, todos com subsídio de 50% (metade do valor é pago pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente). “A prestação de serviços com a frota de veículos e implementos agrícolas da Prefeitura também tem subsídio do Município. O valor pago por horas/máquina em Piratuba é o mais baixo da região da AMAUC”, observa Vieira.

Melhoramento genético dos rebanhos

Outro destaque é o Programa de Melhoramento Genético, através do qual já foram repassados gratuitamente aos produtores 5.600 doses de sêmen de raças leiteiras (Holandesa e Jersey) e de corte (Red Angus, Aberdeen Angus e Nelore Mocho), além de 2.830 litros de nitrogênio para conservação do sêmen e os materiais utilizados na inseminação, como luvas descartáveis, aplicadores e réguas plásticas, entre outros.

Reserva de sementes de pastagens de inverno na reta final

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ainda está aceitando reservas de sementes de aveia e azevém e as entregas começarão a ser feitas nos próximos dias. “Também faremos a distribuição de fertilizantes, já que o próximo período de plantio na região inicia em setembro”, informa Vieira. A quantidade de fertilizante a ser distribuída em cada propriedade será proporcional aos valores emitidos pelos agricultores em notas do bloco do produtor.

“É muito importante que essas notas sejam emitidas com os valores corretos, pois os recursos obtidos pelo Município com os impostos retornam em forma de benefícios aos próprios produtores”, ressalta o secretário, reafirmando que o objetivo é ampliar cada vez mais os atendimentos, com a continuação dos serviços já prestados e criação de novos programas.Fonte:Ascom/Prefeitura Municipal de Piratuba

 

Mais informações:wwwpiratuba.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>