Apoio do SC Rural mudou o futuro de jovem rural de Indaial

indaialolericulturajovemFACE

O curso de formação em liderança, gestão e empreendedorismo para jovens rurais e do mar apoiado pelo SC Rural e coordenado pela Epagri, tem trazido resultados fantásticos para Santa Catarina e em especial para o jovem Henrique Kloenh, do município de Indaial.

“O apoio recebido do SC Rural para realizar o curso e recursos para investimento na propriedade mudaram e muito o meu futuro”, diz o jovem.

Através, de um projeto estruturante, apresentado pela Associação de Produtores de Hortaliças de Indaial – ASPI, da qual a família do jovem é associada, conseguiram apoio financeiro junto ao Programa SC Rural para construção de abrigos de proteção para a produção de olerículas.

A olericultura é dependente do ajuste das características agronômicas de cada espécie e cultivar aos fatores ambientais adversos, como ventos, chuvas, temperatura e fatores bióticos. Os abrigos servem de barreira física, reduzindo a erosão pelo impacto da gota da chuva e a umidade foliar, consequentemente reduzindo doenças e pragas.

Além de diminuir as perdas por eventos climáticos, diminuir os venenos, melhorar o ambiente de trabalho e assim garantir maior segurança de produção, o apoio do SC Rural permitiu a permanência do jovem, na propriedade

“Reconhecendo que a olericultura tem função fundamental para as famílias da região e visando fortalecer o grupo de olericultores de Indaial, conferindo maior segurança de produção com o controle dos fatores bióticos e abióticos, foi apoiado a construção de abrigos de cultivo como melhoria de sistema produtivo”, ressalta o engenheiro agrônomo André Ricardo Poletto, gerente técnico do SC Rural.

Com controle maior das adversidades, ainda segundo Poletto, o produtor terá maior segurança de produção e de entrega para seus compradores, uma vez que esta atividade possui custos de produção elevados e variações de preços relacionadas a demanda e procura, muitas vezes afetada por eventos ambientais adversos.

Com a formação e o acesso ao conhecimento, abrindo oportunidades para o aumento da produtividade, da renda, o jovem Henrique e a sua família estão tendo condições adequadas de trabalho, renda e segurança na produção, menos uso de terra e de agrotóxicos e melhor qualidade de vida.

No endereço: https://www.facebook.com/scrural você pode acompanhar o depoimento do jovem Henrique Kloenh

 

Mais informações: emindaial@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>