A tecnologia e o apoio do SC Rural renderam mais peixes nas redes da Família Stolf de Timbó

timbopeixeFACE2

A metodologia de extensão rural denominada: Unidade de Referência Tecnológica (URT) tem sido um método muito eficiente de disseminação de tecnologia. É o que demonstra o jovem Fernando Stolf, em sua unidade de piscicultura no município de Timbó.

timbopeixeFACE1

Faz parte da rotina de trabalho do jovem agricultor Fernando Stolf, o monitoramento constante dos viveiros de tilápia, que agora, ocupam boa parte da propriedade.

Ele e o pai, o seu Osmar, há 4 anos dedicam-se à piscicultura em Timbó, região do Vale do Itajaí. São os cuidados com a água, com a alimentação, sempre na medida certa, com todos os nutrientes necessários aos peixes. Hoje eles estão satisfeitos com o segmento, aprenderam os segredos da criação. Mas essa história, nem sempre foi assim.

timbopeixeFACE3

Ter iniciado uma nova atividade, sem experiência alguma, não foi fácil. Seu Osmar lembra que no início, as perdas eram grandes. “A gente não se preocupava com temperatura da água, oxigênio, acidez. Todos os dias eram cerca de 10 peixes mortos por lagoa”.

Foi aí que a Epagri, através do extensionista rural Valdomiro Biz, fez a diferença ao trazer informação, orientação técnica, acompanhar de perto um novo projeto familiar.

“Trouxemos a tecnologia que a Epagri oferece, com povoamento adequado para a quantidade de água existente. Com apoio do SC Rural implantamos uma unidade de referência técnica na propriedade e tivemos grande interesse do jovem em atuar no segmento”.

Na propriedade são 9 viveiros, com 2 a 3 alevinos por m², que rendem duas safras por ano totalizando uma produção de 20 toneladas”.

“Depois das orientações, nunca mais perdemos peixe e ainda conseguimos economizar muito com a ração”, conclui seu Osmar. E a satisfação do pai não é só por ver essas melhorias e a maior produtividade dos viveiros. A alegria dele é também ver o filho seguindo a vocação agropecuária. Saber que tudo que eles têm hoje, vai continuar pelas mãos das próximas gerações da família.

A propriedade conseguiu apoio do Programa SC Rural. Recursos que ajudaram a implementar a nova atividade, possibilitando volume de produção e alta qualidade para ganhar mercado. Adquiriu equipamentos para melhorar a qualidade da água (oxímetro e peagâmetro). Com o equipamento ele conseguiu melhorar os índices zootécnicos (aumentar a conversão alimentar dos animais e a população nos açudes), aumentando muito a renda líquida da atividade.

Hoje, a produção está dentro do período adequado, com peso e carcaça ideal, o que é bom para o produtor e também para quem compra os pescados para revenda. Agora a propriedade está servindo de exemplo para as demais, disseminando a tecnologia.

No endereço: https://www.facebook.com/scrural você pode acompanhar o depoimento de Fernando Stolf

 

Mais informações:emtimbo@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307 
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>