Aliança Produtiva em Bovinocultura de Leite apoiada pelo SC Rural anima jovem de Zortéa

zortealeitejovemFACE1

Com o apoio do Programa SC Rural e assistência dos técnicos da Epagri, em parceria com a Prefeitura Municipal de Zortéa, a família do jovem Jean Franceschi, moradora daLlinha Três Porteiras, atingiu novo patamar na atividade de bovinocultura leiteira. Essa história começa anos atrás.

zorteamicrobacias

Eles fazem parte da Associação de Desenvolvimento da Microbacia Rio Agudo, que atua em diversas comunidades rurais do município, desde 2004. Através da associação, criada pela motivação da ação do Projeto Microbacias 2alguns membros começaram em 2013 a discutir a formação de um grupo de discussão sobre produção de leite e carne à base de pasto.

Em 2014 oficializaram o grupo e desde lá estão se reunindo, a cada dois meses, em reuniões técnicas, capacitações e excursões em propriedades, conhecendo e discutindo sobre o sistema de piqueteamento e pastagem perenes de verão e inverno, sempre com o apoio dos técnicos da Epagri.

O grupo pretende melhorar a estrutura produtiva com base na ampliação da área de pastagens perenes de verão e inverno em sistema de pastoreio rotativo, diminuindo gradativamente a necessidade do plantio de pastos anuais, bem como promover a humanização do trabalho e adequação ambiental da atividade através da melhoria das salas de ordenha, arraçoamento e construção de esterqueiras em todas as propriedades.

"Futuramente o grupo pretende organizar a compras coletivas, fortalecendo ainda mais a organização. A venda coletiva de leite ainda é algo distante, mas a compra coletiva provavelmente estaremos organizando neste ano agrícola de 2018/2019", explica o engenheiro agrônomo da Epagri, Maykol Ouriques.

O grupo é composto por 12 famílias. A média de idade dos seus participantes é de 32 anos, sendo que destas famílias, seis possuem como responsável pela atividade leiteira jovens com idade até 29 anos.

zortealeitejovemFACE2

“É importante ressaltar que, os jovens que fazem parte do grupo, estão dando continuidade à sucessão familiar, fato de extrema importância para as comunidades rurais e para o município, já que o Estado de Santa Catarina vem mostrando um envelhecimento das famílias de produtores familiares”, destaca o agrônomo da Epagri.

zortea microbacias2009

Em 2009, através do Pronaf Mais Alimentos, a família comprou um trator (foto). Na época, o pai Nédio Franceschi disse que "o trator vinha em boa hora, num momento de grande necessidade para preparar as áreas de lavoura e de pastagem em menor tempo e com um custo menor".

Com a ajuda do trator e a força do trabalho familiar, hoje, a propriedade já possui investimentos realizados em plantio de pastagem perene piqueteada.

Jean cresceu e se formou em agronomia pela UNOESC e trabalha na propriedade. A irmã Josiane fez o curso de jovens rurais em 2016 e foi beneficiada pelo programa SC, mas em outra propriedade onde mora com o marido.

Com apoio financeiro do Programa SC Rural, a família conseguiu investir na construção da sala de ordenha, espera e arraçoamento, na melhoria das condições de higienização das instalações e adequação do destino dos dejetos, o que trouxe melhorias diretas na qualidade do leite produzido, no aumento de renda, na humanização do trabalho e na adequação ambiental da propriedade.

"Atualmente, pai e filho trabalham nesta propriedade de 53,7 ha e possuem um projeto de produção de leite para 70 vacas em lactação, onde o Jean está trabalhando e em processo de sucessão familiar. A propriedade também está no projeto de produção de leite à base de pasto da Epagri e atualmente produz mensalmente cerca de 1500 litros por dia, somando um total de 35000 litros no mês", explica o agrônomo da Epagri, Maycol Ouriques.

No endereço: https://www.facebook.com/scrural você pode acompanhar o depoimento do jovem Jean Franceschi sobre o que mudou na qualidade do seu trabalho. Agora, ele está motivado e ganhando dinheiro, com menos esforço físico.

Mais informações: Epagri de Zortéa – (49) 3541 3521