Dia de Campo sobre maracujá vai discutir desafios e perspectivas da cultura em Araquari

araquarimaracuja2

O 1º "Dia de Campo Sobre a Cultura do Maracujá, que será realizado no dia 28 de junho no município de Araquari vais discutir desafios e perspectivas da cultura.

O evento é gratuito, promovido por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca e em parceria com a Epagri e vai acontecer no auditório da Polícia Militar de Araquari.

São três palestras programadas que vão abordar os temas: "Adubação verde nas áreas de cultivo do maracujá", "Sistemas de Conduções e Adubações" e "Controle de pragas e doenças". Além das palestras também está programado para o dia, uma visita técnica na propriedade de um produtor da cidade.

O "1º Dia de Campo Sobre a Cultura do Maracujá" tem o objetivo de, auxiliar os produtores do município, que diariamente enfrentam as dificuldades em suas plantações e até mesmo produtores de outras cidades que cultivem a fruta e tenham interesse em participar.

Atualmente o município possui 30 produtores de maracujá, cadastrados na Secretaria de Agricultura que em 2017 acabaram perdendo mais de 43% de sua produção, pela praga que é depositada pela mariposa azamora e deixa o fruto oco.

"Nós identificamos, com os produtores e visitando as propriedades, que existem muitos desafios na produção do fruto em nossa cidade. Entre eles, o custo de produção, doenças que as plantas adquirem, pragas que prejudicam o fruto. Também tem o custo de produção e a dificuldade de comercialização, ou mesmo as condições climáticas", explica Nelson Silveira, secretário de Agricultura.

Tirando o fator prejudicial, segundo Nelson, 2017 foi o ano em que a cidade atingiu seu maior potencial em produção, registrou o maior número de produtores no cultivo da fruta, chegando a 30 e o maior número de plantas, atingindo 27 mil pés.

Para esse ano, a expectativa de produção da safra do maracujá é de 500 toneladas. Um número positivo, se considerado a contaminação pela praga que levou a perda de muitos frutos da safra de 2017, onde a produção foi de 607,5 toneladas do fruto, mas, apenas 343 toneladas estavam em condições saudáveis para a comercialização.

Além da iniciativa do evento, a Secretaria de Agricultura busca auxiliar os produtores com o subsídio de 50% do valor do adubo usado na plantação e uma das ações favoráveis também ao cultivo do maracujá foi a redução do valor das mudas, onde desde 2017 passou a custar 60 centavos. E antes saia por R$1 para o produtor. Fonte:folhadearaquari.com.br

Faça sua Inscrição nesse endereço: ttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVoQBq60YrHcR1EBZwOPd2L6WKhGJrTvuOiv3gOmq1ds6jUA/viewform

Mais informações: emaraquari@epagri.sc.gov.br