Café Colonial de mãe e filha é viagem na história e sonho realizado com apoio do SC Rural

coopercastelocafe

A família das agricultoras Noilves Rosa da Silva e a sua mãe Renadi Rosa da Silva, moram na comunidade de Linha Taquaral, no município de Presidente Castelo Branco, desde 1929.

Em 1938, a família adquiriu uma propriedade, com uma casa estilo germânico, construída no ano de 1953, pelos colonizadores alemães e que fez parte de um sonho de mais de 15 anos das duas: abrir um empreendimento rural, um Café Colonial. Através da gastronomia, principalmente, elas queriam resgatar as tradições familiares das culturas italianas e germânicas, características do local.

Um dos primeiros passos para a realização do sonho, foi desmontar a casa e reconstruir utilizando as mesmas técnicas de marcenaria dos colonizadores e tomando todos os cuidados para que os detalhes da construção original fossem preservados, trazendo assim uma maior imersão dos visitantes na experiência de conhecer o passado.

Noilves e Renadi são sócias da Copercastello, e através de um projeto estruturante da cooperativa, que visa o incremento do turismo rural entre seus associados e a melhoria da renda das famílias, elas tiveram acesso a recursos financeiros do Programa SC Rural e o apoio dos técnicos da Epagri.

coopercastelocafe1

“Com os recursos necessários elas conseguiram finalizar a construção do Café Colonial e adequar as instalações às normas da vigilância sanitária”, explica o Secretário Executivo Regional do SC Rural, o engenheiro agrônomo da Epagri, Vitor Hugo Poletto.

coopercastelocafe6

copercastelocafe7

O Café Colonial da Noilves e da Renadi é colocar os visitantes em contato com a simplicidade e ao mesmo tempo com a sofisticação da vida no meio rural. Através da arquitetura, gastronomia, museu e relatos históricos, a família oportuniza aos visitantes, uma viagem no tempo.

O atendimento ao público é feito através de reservas que podem ser realizadas através do telefone.

 No endereço: https://www.facebook.com/scrural você pode acompanhar o depoimento da Noilves Rosa da Silva

 

Mais informações: Café Colonial – Coopercastello – Presidente Castelo Branco – (49) 3030-7128

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>