Projeto visa o resgate da cultura do butiá em Jaguaruna

jaguarunabutia1O projeto denominado de 'Uma Vida Rega Outra', visa o resgate da cultura do butiá no município de Jaguaruna. Sessenta mudas foram plantadas neste primeiro momento.O projeto desenvolvido pela empresa Atlantis Saneamento, do município de Jaguaruna, tem a meta de plantar uma muda em cada ligação de água feita ao consumidor.

jaguarunabutia2

O lançamento do projeto ocorrido no dia 21 de junho, contou com a participação de alunos das Escolas Antônio João Mendes, do Balneário Camacho; Cecília Ávila Schmitz, de Garopaba; Escola Campos Verdes, de Campo Bom e Escola Especial Novo Mundo – Apae, além da Polícia Militar Ambiental, vereadores e lideranças comunitárias.

As mudas selecionadas vieram do Rio Grande Sul e foram plantadas próximas à sede da empresa pelos alunos, com a orientação de professores e colaboradores da Jaguaruna Saneamento.

jaguarunabutia1

Para o biólogo e professor de Ciências da Escola Antônio João Mendes, Diego Corrêa, a iniciativa é de grande valia para a comunidade. "O butiá é uma planta nativa aqui de nossa região, onde muitos animais dependem dela para se alimentar. Há duas espécies que são nativas aqui do litoral, uma delas, o butiá catarinense, muito embora poucas pessoas sabem disso, está numa lista oficial de espécie ameaçada de extinção", observa o professor, que ressalta ainda que a referida planta faz parte também do consumo humano. "Tradicionalmente temos a cachaça do butiá, sorvetes e sucos, e a cada dia que vamos estudando surgem novos produtos oriundos do butiá, que são saudáveis para o consumo humano, por isso trata-se de uma grande relevância este projeto, que visa a preservação da espécie".

O evento contou com homenagens, poesias e até um rap de autoria dos alunos da escola Antônio João Mendes. O superintende da Águas de Jaguaruna, Eduardo Silvano Batista, reforçou a importância do resgate à cultura do plantio do butiá. "O butiá é uma planta típica aqui da região, principalmente nas proximidades de nossa estação de tratamento e o índice de plantio tem diminuído de forma muito expressiva, nos preocupando muito com isto", observa. Para ele, o cultivo pode trazer uma renda complementar para muitas famílias da região. "É algo interessante aqui na comunidade, pois através do butiá, muitas pessoas podem até ter uma renda extra com os sucos, picolés, cachaça e com a venda do próprio butiá", ressalta. Eduardo adianta que, de momento, a empresa ainda não está conseguindo disponibilizar mudas para os consumidores que queiram fazer o plantio dentro de suas respectivas propriedades, mas que podem estar orientando como cultivá-las. Fonte: Folha Regional/Foto: Jorge Pereira/ FR

Mais informações: www.atlantissaneamento.com.br