Oeste catarinense recebe o evento Agronegócio e Inovação

nitaeventochapeco

O evento Agronegócio e Inovação desembarca em Chapecó. No dia 8 de novembro, instituições do ecossistema de inovação, empresas desenvolvedoras de tecnologias e lideranças do agronegócio familiar se encontram no Centro de Treinamento da Epagri de Chapecó para discutir o futuro do setor agropecuário em Santa Catarina.

O evento é promovido pelo do Núcleo de Inovação Tecnológica para a Agricultura Familiar (NITA) e as inscrições podem ser feitas no site do Nita.

Mais do que apresentar as ações do NITA, o evento irá reunir o ecossistema de Inovação, startups e representantes das cadeias produtivas de Santa Catarina, conectando as demandas do agronegócio às soluções tecnológicas já disponíveis no mercado e estimulando a geração e oferta de novas inovações.

“Santa Catarina aceitou o desafio do Banco Mundial e implantamos um projeto inovador para aproximar startups e agricultura familiar. Nós percebemos que esses setores não conversavam, e a agricultura familiar não conseguia absorver as tecnologias da mesma forma que os grandes produtores. Eram dois mundos separados e nós queremos que esses mundos se aproximem para que possamos aumentar a produtividade no meio rural”, explica o secretário executivo do NITA, Julio Bodanese.

NITA
O Núcleo de Inovação faz parte de um grupo seleto de iniciativas para aproximar tecnologia e agricultores. O Banco Mundial apoia apenas oito projetos como esse no mundo e o Estado é o único representante da América Latina nessa lista, tornando-se referência para outros estados e países.

O NITA funciona como um elo entre startups, pequenas e médias empresas desenvolvedoras de inovações e as cadeias produtivas organizadas dos agricultores, acelerando o processo de desenvolvimento e oferta de tecnologias.

Hoje são 38 empresas cadastradas, que já fazem negócios com agricultores e empresas catarinenses, além de algumas parcerias internacionais.

Programação
8:30 – Abertura
8:45 – NITA – De onde viemos, onde estamos e para onde vamos
9:30 – Ecossistema de Inovação de Chapecó e sua importância para a agricultura familiar.
10:10 –Intervalo
10:30 – Desafios para a inovação na agricultura familiar em Santa Catarina
12:00 – Adesão de instituições ao NITA
12:20 – Avaliação e encerramento

Parceiros 
O Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar reúne diversas entidades de Santa Catarina, entre elas Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Associação Catarinense de Fundações Educacionais(Acafe), Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e Universidade Católica de Santa Catarina. 
Fonte:Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar - NITA 

 

Mais informações:http://nita.org.br/empresas/

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4307 
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>