Investimento e apoio garantem permanência de jovem na propriedade em Garuva

garuva2

Com apoio do Programa SC Rural e da Epagri, o jovem Rafael Küster, investiu na produção de plantas ornamentais em cultivo protegido.

Desde o falecimento de seu pai, Rafael assumiu a condução da propriedade cuja área é de 19,00 hectares, onde cultiva arroz, palmito pupunha e produz mudas de ornamentais.

Em 2015, Rafael casou com Lairine Grave Kuster e hoje, o casal tem um filho. Eles moram e trabalham na comunidade de Três Barras, do município de Garuva, no norte do Estado.

Neste mesmo ano, Rafael participou do curso de formação em Liderança, Gestão e Empreendedorismo de Jovens Rurais, promovido pelo Programa SC Rural e realizado no Centro de Treinamento da Epagri de Joinville.

garuva1

antigo plantio

Durante o andamento do curso, o jovem decidiu investir na produção de plantas ornamentais. A atividade já era desempenhada anteriormente e vendida para um distribuidor de mudas, em Curitiba. Para melhorar essa produção, com maior uniformidade, melhor qualidade destas e diversificação das ofertas das mudas, Rafael apresentou um projeto ao SC Rural.

Ele contou com o fundamental apoio dos técnicos da Epagri para a elaboração do projeto, incluindo um plano de negócio. Os investimentos do Programa SC Rural no projeto do jovem Rafael foram de R$ 10.000,00 e R$3.000,00 contrapartida do jovem.

garuvaabrigo3

Segundo Marcelino Hurmus, extensionista rural do Escritório da Epagri em Garuva, a partir da implantação da estrutura do abrigo para o cultivo protegido, a qualidade e crescimento das plantas produzidas pelo Rafael melhoraram significativamente. “A produção que era de aproximadamente 12.000 mudas/ano passou para 15.000 mudas ao ano. Também com o cultivo protegido diminuiu a incidência de doenças e como consequência a redução de defensivos agrícolas, gerando economia, melhoria da renda e reduzindo o impacto ambiental”, destaca o agrônomo.

Para o engenheiro agrônomo Hector Haverrothe, gerente regional da Epagri, em Joinville, os investimentos no projeto do jovem Rafael garantem sua permanência no campo, com renda e qualidade de vida. “Ele tem participação ativa em eventos técnicos promovidos pela Epagri, tais como seminários que ocorrem anualmente, dias de campo referente as culturas de arroz e de palmáceas. Também participou em 2017 do curso de Boas Práticas de Produção.

Assista o vídeo acessando: https://www.facebook.com/scrural/videos/2206755462687429/

Mais informações: emgaruva@epagri.sc.gov.br