Produtos de qualidade vendidos em feira geram renda para agricultores de Içara

içaraprodutorvendedor

A barraca de Maria Angélica e Domingos Morotescoski é uma das mais movimentadas da Feira da Agricultura Familiar de Içara. Todas as sextas-feiras, o público da região vai conferir as novidades e comprar doces e geleias, além de pães, bolos, cucas e bolachas sem lactose e sem glúten.

“Os campeões de vendas são a geleia de abacaxi com coco e a cuca de banana. Também temos pães de trigo com fermentação natural”, conta Maria Angélica, com a habilidade de quem sabe vender.

Atenta ao mercado, a agricultora desenvolveu os produtos sem glúten e sem lactose porque percebeu que os clientes procuravam esses alimentos. As geleias são feitas com frutas colhidas na propriedade ou compradas de agricultores parceiros.

O casal faz tudo sozinho e vende cerca de 150 vidros de doces e geleias e mais 500 bolos e pães por mês. “Vendemos só na feira porque não daríamos conta de produzir mais. Estamos muito contentes com o resultado”, diz Maria Angélica.

A feira tem nove boxes onde famílias rurais da Cooperativa de Agricultura e Pesca familiar de Içara (Coopafi) vendem hortaliças orgânicas, embutidos, ovos, queijos, peixes, massas, panificados, frutas e outros produtos. O espaço foi construído em 2016 como resultado de uma parceria entre a Epagri, a Coopafi e a prefeitura, com apoio do Programa SC Rural. Essa feira substituiu a antiga, que funcionava em barracas de lona. “Era difícil porque a gente tinha que montar tudo bem cedo e depois desmontar. Pegamos muito temporal que molhava tudo”, lembra Maria Angélica.

O objetivo dessa ação foi encurtar a cadeia de comercialização, ou seja, aproximar o produtor rural do consumidor, gerando mais renda para os agricultores. A Epagri atua na organização, legalização e capacitação dos feirantes, que realizam cursos de boas práticas de fabricação e processamento de alimentos.

Outro avanço desse trabalho foi a criação do vale-feira: a prefeitura emite um vale de R$16,90 por mês para cada um dos 1.300 funcionários para ser usado na feira. Hoje o espaço está consolidado e movimenta cerca de R$50 mil por mês.

Mais informações: emicara@epagri.sc.gov.br