Juventude rural da região de Curitibanos participa de encontro

freirogeriojovens1  

Estimular a permanência dos jovens nas propriedades rurais e promover a associação familiar com empoderamento da juventude na agricultura, gerando renda e sustentabilidade no meio rural foram alguns dos objetivos do Encontro Regional de Jovens Rurais, promovido pela Epagri de Curitibanos e Frei Rogério. 

De acordo com o extensionista-rural da Epagri de Frei Rogério Elcio Pedrão, o dia foi de muito bate-papo, troca de experiências e integração. Participaram jovens de Curitibanos, Frei Rogério, São Cristóvão do Sul, Ponte Alta do Norte e Santa Cecília. 

Elcio explicou que, desde 2013, a Epagri tem desenvolvido anualmente encontros estaduais de jovens com o objetivo de debater as várias demandas da agricultura catarinense, como fruticultura, viticultura, pecuária, turismo e temas sociais, econômicos e sustentáveis; paralelo a isso, há os encontros regionais.

freirogeriojovens2

freirogeriojovens3

"Os encontros regionais visam fortalecer essa capacitação que acontece todos os anos, além de formar uma rede da juventude que atua no campo. Esperamos que todos os jovens que já conhecem o projeto participem e que novos jovens possam aderir à iniciativa e conhecer mais desse plano", afirmou o extensionista.

Ainda segundo Elcio, há uma grande necessidade de estimular a permanência dos jovens no meio rural, mas, mais do que isso, promover uma reestruturação familiar, a fim de que os pais possam passar adiante as demandas das propriedades e delegar funções aos jovens.

Para Andrei de Mello Carvalho, de 32 anos, o fator climático é uma das maiores dificuldades de sua produção. "Neste ano, tivemos um forte clima seco e, como trabalhamos com bovinocultura de leite, faltou pasto, o que mexe com nossa demanda", explicou Andrei. Porém, mesmo assim, ele incentiva aos jovens a darem continuidade as atividades familiares, pois afirma ser gratificante. 

Everton Willian Alberton, de 24 anos, mora em Frei Rogério e cresceu no campo. Segundo ele, o jovem precisa ser incentivado para permanecer na agricultura. "É importante que, além da ajuda do governo, aumente a união entre os agricultores nas cooperativas, para um melhor resultado nos próximos anos", pontuou. 

 

Mais informações: emfreirogerio@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>