Jovens de Morro da Fumaça buscam a permanência no campo

morrodafuaçajoves1

Claudionir Novack Klima cresceu em meio às lavouras cultivadas pelos pais, que o ajudou a despertar o amor pela roça. A paixão foi repassada mais recentemente à esposa Suelen Resende de Souza Klima, que decidiu trocar o centro da cidade e o emprego de secretária pelo interior.

Natural de Içara, mas morando em Morro da Fumaça há 12 anos, as plantações de fumo sempre foram o principal foco da família Klima. Porém, na busca por ampliar o leque de cultivos, Claudionir e a esposa buscaram o curso do Projeto Ação Jovem, da Epagri, com apoio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). No curso, o casal aprendeu sobre horticultura, pecuária leiteira, cultivo do arroz e agroindústria.

Formados no início de outubro, a intenção de Claudionir e Suelen é agora ampliar e melhorar a produção da propriedade localizada em Linha Barracão, onde hoje são cultivados 80 mil pés de fumo. "Aprendemos muitas coisas, entre elas o manejo correto da terra, sobre orgânicos, verduras", fala Claudionir.

Entre os ensinamentos que mais chamaram atenção do casal está o cultivo do aipim e de ovos caipiras, mas a decisão sobre quais serão iniciadas ainda não foi tomada, o certo é que eles pretendem cariar a produção e ir eliminando o fumo aos poucos. "Vamos continuar com o fumo e quando tiver uma boa renda vamos deixá-lo", diz.

Com duração de oito meses, o curso, que ocorreu no Centro de Treinamentos da Epagri de Araranguá (Cetrar), foca na produção, organização e protagonismo, qualificando os jovens para a agricultura competitiva e fortalecida. "Morro da Fumaça sempre foi muito forte na agricultura devido às nossas famílias do campo que são dedicadas e realizam um trabalho exemplar. O interesse dos jovens pelo conhecimento é mais um passo para mantermos a nossa agricultura forte, por isso apoiamos iniciativas como esta", destaca o prefeito Noi Coral.

"Estes jovens estão de parabéns por demonstrar interesse e buscar a ampliação do conhecimento. Por outro, buscamos estar sempre próximo aos agricultores, os apoiando e os incentivando. Exemplo disso é a ampliação de produtos para a compra da merenda escolar em 100%, entre outras ações", fala o vice-prefeito Eduardo Guollo.Fonte:ASSESSORIA DE IMPRENSA PMMFhttp://www.folharegionalwebtv.com/agricultura

Mais informações: emmorrrodafumaca@epagri.sc.gov.br