Turcos compram gado de jovem empreendedor rural catarinense

sjcerritojovem1   

O jovem rural Andrigo da Luz de Souza, mora com sua família numa propriedade na Localidade de Erva Doce, município de São José do Cerrito, na Serra Catarinense, onde trabalha no desenvolvimento da pecuária de corte.

saojoaquimjovens

Em 2017, ele participou do curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo Rural, oferecido pela Epagri (Empresa de Pesquisa e Extensão Rural), com apoio do SC Rural e ministrado no Centro de Treinamento de São Joaquim. O curso tem como objetivo garantir que as melhorias nas propriedades continuem sendo implantadas, mudando a história das famílias e das comunidades rurais dos municípios.

sjcerritojovem4

Ao final do curso, Andrigo, com os conhecimentos adquiridos e a experiência da família, elaborou um projeto para tornar a propriedade em uma empresa rural, projeto este aprovado e passando a contar com apoio técnico da equipe da Epagri de São José do Cerrito. Investiu em tecnologia, melhoramento genético bovino e na pastagem. Além de adquirir equipamentos agrícolas.

O extensionista de São José do Cerrito, Severiano Pereira Neto, disse que normalmente os jovens que frequentam os cursos oferecidos pela Epagri são filhos de agricultores e conhecem bem a lida. “O curso é um incentivo para aqueles jovens que ainda estão na propriedade e ajudam a melhorar o que eles já vinham fazendo e gostam de fazer” explica.

Denizete Mota, que é extensionista social da Epagri no município, também faz visitas técnicas sistemáticas à propriedade, incluindo acompanhamento aos familiares. Hoje, a propriedade se tornou referência em planejamento, tecnologia e gestão. Além da atividade agropecuária a propriedade realiza todos os anos, evento turístico (rodeio), atraindo tradicionalistas de toda a região.

sjcerritojovem2

Desde o ano passado, o empreendedor rural Andrigo, está exportando para a Turquia. São terneiros (cruzamento das raças, Devon, Red Angus e Hereford) e deve fazer novo embarque entre fevereiro e abril, melhor período para o transporte, uma vez que a Turquia fica entre os continentes Europeu e Asiático.

No mesmo embarque, os turcos levam cerca de cinco mil cabeças oriundas de outras propriedades, também da Serra Catarinense. As compras acontecem no período de desmame, entre março e abril. Os bezerros têm até 10 meses e pesam entre 180 e 240 quilos.

sjcerritojovem3

Para Andrigo que, na sua lida diária, trabalha com oito familiares numa área de quase 50 hectares, a intenção é expandir e aumentar a produção. “Caprichando mais na linhagem dos touros, das próprias fêmeas, e das matrizes para dar mais cria de forma que se encaixe no gosto do comprador e amplie, assim, a nossa renda e melhore a vida no campo”, diz.

Segundo extensionista social da Epagri, Denizete Mota, o mais importante do que a geração de trabalho e renda no meio rural. "Isso faz com que o jovem do meio rural, tenha as mesmas oportunidades do jovem da cidade. Acesso à internet, telefone, informação, comunicação. “Ele tem dinheiro para lazer, o jovem também faz viagens. Melhor qualidade de vida no meio rural, o que antes não tinha, isso faz com que o jovem permaneça no campo, mas não por capricho, ou para evitar que vá para a cidade em busca de oportunidade, mas sem formação, se submete a trabalhos pesados, remuneração baixa, dificuldade de formar e sustentar uma família com qualidade, aglomerando-se nos bairros sem estrutura e agravando os índices sociais e, consequentemente, a qualidade de vida”, afirma.

Para a extensisonista, o agricultor tem que entender que sua propriedade é uma empresa, que produz, tem que dar lucro, atender às necessidades da família, com as mesmas oportunidades do jovem urbano. “Isso considero importante. Existem aqui no município outros valorosos exemplos de jovens empreendedores rurais, Thiago Lopes e Pedro Lopes ambos da localidade de Lajeado da Taipa e Márcio Camargo de São Geraldo, que investiram na produção de frango caipira, produção de orgânicos, com comercialização em toda a serra catarinense.

Os cursos

As inscrições para a 4ª edição dos cursos estão abertas. As aulas estão programadas para começarem em abril e podem participar para todos os jovens de famílias de produtores da Serra Catarinense. Fonte: Correio Lageano

 

Mais informações: emsaojosedocerrito@epagri.sc.gov.br 

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>