Fomento ao turismo rural em Anita Garibaldi

anitagaribalditurismo2

Uma das promissoras fontes de renda para o pequeno agricultor e o desenvolvimento local é o turismo. O município de Anita Garibaldi, na Serra Catarinense, ainda que de forma discreta, vem almejando o desenvolvimento das pequenas propriedades rurais.

anitagaribalditurismo3 anitagaribaldiiturismo1

Para dar sequência aos trabalhos iniciados pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Epagri em 2018, aconteceu o primeiro encontro do Grupo de Desenvolvimento do Turismo e Conselho Municipal de Anita Garibaldi neste ano de 2019, na propriedade de Vilma Zaparolli.

As reuniões acontecem itinerantes e a cada encontro reúne um número maior de participantes, reunindo cerca de 20 pessoas.

O prefeito municipal João Cidinei da Silva enfatizou a importância de o grupo estar formado e a cada reunião somar com novos integrantes. João destacou total apoio ao turismo e falou de alguns projetos de estrutura da cidade para futuramente receber os visitantes.

O presidente da Câmara de Vereadores, Hugomar Zanchetta, também se fez presente e se colocou à disposição do grupo, bem como a Câmara de Vereadores para apoio ao turismo no município.

Os participantes realizaram um bate-papo com representante do Banco da Família, o qual enfatizou sobre linhas de crédito para investimentos dos pequenos agricultores. A representante da empresa Oportunidade Gestão de Pessoas, Roselei Ludvig, da cidade de Piratuba/SC, destacou aos participantes alguns pontos sobre o turismo na cidade que se destaca pelas águas termais.

Na oportunidade, foram repassadas informações sobre o Projeto Minhocando, o qual vem sendo desenvolvido no Centro de Educação Ambiental e também o curso relacionado ao turismo que será ofertado pelo Senar, através do Sindicato Rural de Anita Garibaldi.

ONa ocasião, os participantes desfrutaram um delicioso café colonial, servido pela proprietária Vilma Zaparolli.Fonte: Correio dos Lagos

anitagaribalditurismo4

Anita Garibaldi tem sua economia baseada na agricultura, pecuária. Trabalha suas potencialidades turísticas, com a formação dos lagos da Usina Hidrelétrica Barra Grande, Usina Hidrelétrica Campos Novos e Usina Hidrelétrica Machadinho, lagos estes que proporcionaram ao município receber da Assembléia Legislativa de Santa Catarina o Titulo de Capital Catarinense dos Lagos.

Mais informações: emanitagaribaldi@epagri.sc.gov.br