Com safra no fim, produtores de cebola devem ter prejuízos em Canoinhas

canoinhascebola

A colheita de cebola na região de Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina está sendo concluída. E como no restante do Estado,será menor.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Edison Kuroli, “observamos em Canoinhas a mesma quebra que em outras regiões como no Vale do Itajaí, maior produtor de cebola do país. O tempo ruim fez com que as lavouras fossem infestadas por doenças como míldio”.esmo tendo preço atraente, R $1,30 na lavoura, os efeitos do clima farão os agricultores amargarem prejuízos.

“Em Canoinhas há produtores que perderam até 50% das lavouras. Muitos por causa da chuva e outros agora na colheita. A cebola cozinhou com o sol quente na fase de cura do produto”, informa. Kuroli lembra que a área plantada de cebola diminuiu 83% nos últimos cinco anos: “em 2013 chegamos a ter 300 hectares plantados na região. Pararam de plantar porque a cultura traz muitos transtornos aos produtores”, aponta.

 

Mais informações: emcanoinhas@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>