Agricultores de Araquari vão produzir cerca de 800 toneladas de maracujá em 2019

araquarimaracuja1

A safra do maracujá em Araquari já iniciou e deve aumentar 100% em relação a 2018. A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SAP) estima que vão ser colhidas cerca de 800 toneladas do fruto. Araquari alimenta o título de Capital Catarinense do Maracujá, desde 2002, atraindo assim produtores do fruto para o município.

A Prefeitura de Araquari incentiva a produção com o subsídio de 50% do valor das mudas disponíveis para os agricultores. Ao todo foram cerca de 32 mil mudas distribuídas ano passado. Além dessa ação, a Prefeitura fez o subsídio de 50% do valor para aquisição do adubo orgânico, totalizando três mil sacas do produto entregues para os agricultores.

“Todo o trabalho que vêm sendo desenvolvido nos últimos nove anos está sendo de suma importância para organizar a cadeia produtiva do maracujá. Existem muitos desafios, porém muitos deles estão sendo superados”, relata Flávia Maria Nunes Proença, responsável técnica pelo setor do cultivo do maracujá da secretaria.

Foi realizada, no final de janeiro, uma reunião com o grupo dos produtores de maracujá. O objetivo foi explanar sobre as visitas técnicas, que ocorreram no começo do mês de janeiro pela Secretaria de Agricultura e Pesca, apontando os principais problemas encontrados, bem como comercialização e organização para safra 2019/2020.

Mais informações: www.araquari.sc.gov.br