NITA – Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar – avanços e oportunidades

nitaresultados 

O relatório de atividades em 2018 do NITA – Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar aponta para o fato de que, pesquisa realizada junto a empresas participantes, 72% apontam aumento de faturamento decorrente da adesão à iniciativa. Temos casos que superam 35% de aumento no faturamento.
 

Avanços e oportunidades

O que já temos

A primeira ação do núcleo foi buscar informações e conhecer as empresas que atuam no estado de Santa Catarina com enfoque de produção/oferta de tecnologias verdes. Assim, com o apoio do Banco Mundial, foi idealizado e consolidado um portal para que se pudesse conhecer e dar visibilidade a essas empresas. O portal é acessado por meio do endereço www.nita.org.br e já está em sua versão 2.0, o qual oferece um número significativo de informações e serviços ao ecossistema.

Serviços disponibilizados no portal

  1. Empresas – Uma base de empresas que atuam no território catarinense e que desenvolvem e ofertam tecnologias verdes. Aqui também é possível que inventores possam realizar seu cadastro, de modo a apresentar também as soluções desenvolvidas, bem como grupos de pesquisa.
  2. Tecnologias – A apresentação de tecnologias oferecidas, seu estágio de desenvolvimento, cadeia produtiva alvo, área de aplicação. Além de informações sobre a tecnologia em si, é possível verificar os endereços em que se pode adquirir e/ou buscar informações adicionais.
  3. Demandas – O portal oferece a possibilidade de um agricultor, técnico, organização possa apresentar problemas relacionados a produção agropecuária e pesqueira. Com base no cadastramento, empresas que atuam na área acessam essa informação de modo a tomar conhecimento da problemática apresentada. Assim estamos melhorando a conexão entre demanda e oferta.
  4. Calendário – Um calendário com os principais eventos relacionados ao tema agricultura familiar e inovação está disponível.
  5. Blog – Espaço para publicação de artigos, notícias e opinião sobre a temática da inovação e agricultura familiar

O portal tem demonstrado ser uma importante ferramenta para concentrar em um local informações sobre a inovação voltada a agricultura familiar.

Depoimentos de empresas participantes do NITA tem demonstrado que o portal tem proporcionado visibilidade para o Brasil e outros países, chamando a atenção de investidores estrangeiros que buscam parceiros para realização de projetos de interesse comum.

nitaresultados3

Em pesquisa realizada em 2018 junto as empresas participantes do NITA, alguns resultados demonstram o impacto da iniciativa junto ao ecossistema de inovação para a agricultura familiar. Para as empresas que responderam já ter receita anterior a sua adesão ao NITA foi indagado, se a participação no portal resultou no aumento do faturamento das empresas. No gráfico a seguir é possível verificar que 28% não tiveram aumento de renda, sendo 17% devido a não comercializarem a tecnologia cadastrada no portal e 11 % que afirmam não terem tido reflexo no volume de negócios.

No entanto se verifica que 72% afirmam terem obtido aumento de faturamento, sendo que 33%   tiveram acréscimo de até dez por cento, 22% de 10 a 20%, 6 de 20 a 35% por cento e 11% aumento de mais de 35.

Acesse o documento na íntegra: http://nita.org.br/wp-content/uploads/2019/02/Relat%C3%B3rio-NITA-2018.pdf

Mais informações: http://nita.org.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309 
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>