Programa SC Rural é tema de dissertação de mestrado em Gestão de Políticas Públicas da UNIVALI

dissertaçãoscruralsite

“Empreendedorismo na Agricultura Familiar em Santa Catarina” foi o tema da dissertação de mestrado, defendido por Divonzir Anderson Navrotski, na conclusão do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, da UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí.

Divonzir realizou um estudo de caso, do Programa SC Rural, avaliando uma amostra de iniciativas empreendedoras, realizadas por famílias de agricultores em seus planos de negócios e que foram apoiadas pelo SC Rural.

"Ao levar, um assunto conhecido no meio rural, mas pouco divulgado nas universidades foi uma grande oportunidade, proporcionada por ele. Assim, o meio academico pode conhecer, estudar e debater, a iniciativa do Governo do Estado, apoiada pelo Banco Mundial”, destaca o engenheiro agrônomo Ditmar Alfonso Zimath, Diretor de Projetos Especiais – SC Rural – NITA, da Secretaria Estadual da Agricultura e da Pesca.

Segundo Divonzir, que é funcionário da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, a partir da defesa da dissertação, vários professores ficaram muito interessados em conhecer o trabalho realizado no meio rural catarinense, abrindo oportunidades para novos estudos.

O governo do Estado e o Banco Mundial apoiaram o empreendedorismo como forma de aumentar a renda, humanizar o trabalho e oportunizar aos jovens do meio rural, uma nova perspectiva de vida. Esse e trabalho também contou com o apoio da Epagri – Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina de outras instituições.

Trechos do estudo: “ Vale destacar que foi constatado por meio das pesquisas bibliográficas e documentais e nas entrevistas realizadas no sul catarinense que o Programa SC Rural mudou a vida das famílias, por ele assistidas, proporcionou aumento de renda, qualidade de vida e desejo de continuar trabalhando e inovando no campo. ”

“O trabalho apresentado colaborou significativamente em demonstrar que o caminho traçado pela política pública, foi exitoso e que pode servir de parâmetro para novas políticas para o setor, além de levar o assunto para outras esferas e possibilitar a análise e divulgação da metodologia utilizada”.

“O SC Rural teve excelente avaliação, tanto por parte dos executores, dos beneficiários e pelo próprio BIRD, que considerou como um dos “melhores programas”, dessa categoria, apoiados pelo Banco, no mundo. A continuidade do SC Rural é interesse do Governo do Estado de Santa Catarina, dos agricultores e BIRD, que já aprovou do SC Rural2”.

“Esta semente precisa de cuidado e atenção para que continue a crescer e se desenvolver, caso contrário, os avanços alcançados até então poderão perder-se ao longo do tempo”.

Foto:Divonzir Anderson Navrotski entregou sua dissertação ao engenheiro agrônomo Ditmar Alfonso Zimath

Para baixar e ler o trabalho (dissertação) clique aqui: Dissertação Anderson Navrotski 25.02.2019

Mais informações: