A tecnologia pode ser fundamental para capacitar as mulheres rurais

faoteconogia

Enquanto a revolução digital está atingindo as áreas rurais em muitos países em desenvolvimento, a divisão digital rural continua a apresentar desafios consideráveis. O problema é ainda mais agudo para as mulheres, que enfrentam uma divisão tripla: digital, rural e gênero.

Uma nova publicação da FAO sobre o aumento do gênero no uso de tecnologias de informação e comunicação , disponível em inglês, analisa como homens e mulheres nas áreas rurais podem aproveitar os benefícios dessas novas tecnologias. “Apesar das promessas da revolução digital, as mulheres rurais ainda não têm o mesmo acesso e controle das tecnologias de informação e comunicação que os homens”, disse Sophie Treinen, oficial de gestão de informação e conhecimento da FAO.

As razões para isso incluem fatores culturais e sociais, limitações de tempo e mobilidade, cargas de trabalho pesadas, recursos financeiros inadequados e baixo nível de educação. No entanto, em muitos casos, a tecnologia pode dar uma contribuição significativa para superar esses obstáculos, ressaltando a importância de garantir as oportunidades das mulheres para desbloquear os benefícios dessas tecnologias.

“Para não deixar ninguém para trás e não exacerbar essas divisões, a FAO propõe o desenvolvimento de estratégias digitais nacionais para a agricultura e o desenvolvimento rural, onde as questões de gênero são integradas”, acrescentou Treinen.

Com uma abordagem sensível ao gênero, essas estratégias podem promover a igualdade de gênero nas áreas rurais e causar um impacto subsequente no alívio da pobreza por meio do aumento da produção agrícola, marketing melhorado e desenvolvimento de outras atividades geradoras de renda, especialmente aquelas gerenciadas por mulheres.

É fundamental que tais iniciativas que buscam melhorar a igualdade de gênero tenham como alvo não apenas mulheres, mas também homens, juntamente com a unidade familiar maior e a comunidade. Uma abordagem centrada na família ou mesmo na comunidade para iniciativas de tecnologia da informação e comunicação ajudará a solidificar a noção de que é importante que as mulheres possam usá-las.

A publicação, intitulada “Gênero e TICs – Integração do gênero no uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) para agricultura e desenvolvimento rural ” está disponível on-line.

Mais informações: www.fao.org