Vencendo barreiras no campo

senar1

A presença feminina no meio rural tem se expandido nos últimos anos. Além de donas de casa, esposas e mães, elas também assumem a gestão das propriedades rurais. O trabalho vai desde a organização e limpeza até a operação de máquinas e implementos agrícolas.

Visando oferecer qualificação e segurança no manuseio desses equipamentos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/SC, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, promoveu, recentemente, o curso de Operação e Manutenção de Tratores e Implementos Agrícolas com nove produtoras rurais de São Joaquim, no Planalto Catarinense.

O treinamento foi ministrado pelo engenheiro agrônomo e prestador de serviço em instrutoria do Senar/SC Sérgio Israel Júnior que explanou sobre legislação de segurança com base na Norma Regulatória (NR31) e também abordou noções de legislação de trânsito. Além disso, explicou sobre a prevenção de acidentes e medidas de controle dos riscos com equipamento de proteção coletiva e individual.

Outros temas trabalhados durante o curso foram operação, inspeção, regulagem e manutenção preventiva de tratores e implementos agrícolas com segurança, sinalização de segurança e noções de primeiros socorros, além de cuidados com o meio ambiente e saúde. “A experiência de ter trabalhado só com mulheres foi inédita, se tratando de uma profissão onde os operadores de tratores, na sua maioria, são homens. Fiquei muito satisfeito pelo resultado que elas alcançaram”, observou Sérgio.

Segundo ele, é de fundamental importância a participação das mulheres nesse tipo de capacitação, uma vez que se tornam aptas a ajudar não apenas operando tratores, mas também na decisão da gestão da propriedade executando tarefas relacionadas a manutenção de equipamentos e aplicação correta dos tratores e implementos.

Para o superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi, é motivo de satisfação ver o engajamento e o interesse das mulheres pela atividade rural. “O sucesso da agricultura familiar passa pelas mãos do pai, da mãe e dos filhos”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo salientou que o Senar/SC atua fortemente em ações e programas voltados para as mulheres no meio rural. Um deles é o Mulheres em Campo que atua com o objetivo de desenvolver as habilidades femininas capacitando-as na gestão de negócios agropecuários. “Esse mesmo grupo de mulheres já demonstrou interesse em dar continuidade a qualificação formando uma turma do programa. Isso muito nos alegra e motiva à continuarmos trabalhando para, cada vez mais, oportunizar o desenvolvimento das mulheres no meio rural”. Fonte/Fonte: MB Comunicação/Fecoagro.

 

Mais informações: http://www2.senar.com.br/

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>