Epagri e parceiros promovem o segundo encontro do Projeto Juventude Rural de Cunhataí

cunhataijovens1

O dia 24 de abril, foi marcado pelo segundo encontro do grupo que executa as atividades do projeto – Juventude Rural Cunhataí, lançado pela Epagri, em março de 2018. O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e entidades que atuam no município.

O projeto tem por objetivo trazer os jovens, filhos de produtores rurais, para mais próximo das atividades desenvolvidas dentro das propriedades.

cunhataijovens8

O evento teve início às 09:00 horas manhã, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Cunhataí, onde o grupo assistiu a uma palestra apresentada pelo engenheiro agrônomo Ruan Benvenutti, que atua junto a Epagri de Palmitos. Na oportunidade, o agrônomo falou sobre a taxa de oferta de pastagem e estrutura de rebanho, e da questão de sobre semeadura de sementes de pastagem de inverno.

Em seguida, os representantes das entidades parceiras Cooperativa Regional Auriverde, e Cooperativa de Créditos Sicoob Credial, explanaram sobre o funcionamento das entidades, e as vantagens em aderir a mesmas.

cunhataijovens7

Após o almoço, os participantes, foram até a propriedade da família Nalim, localizada na Linha Cascatinha, no vizinho município de Águas de Chapecó, onde foi realizada uma atividade a campo, dado continuidade ao assunto tratado pelo engenheiro agrônomo Ruan Benvenutti.

cunhataijovens2

O técnico da Epagri apresentou aos jovens uma simulação em pequena proporção, da coleta de pastagem verde de 1m² de área, onde em seguida a mesma foi secada em micro-ondas, para que fosse possível ser feito o cálculo da matéria verde ingerida pelo animal, convertida em matéria seca, chegando o mais próximo possível, do quanto um animal precisa ingerir em questão de volume, para atender a suas reais necessidades.

Segundo o extensionista Edison dos Santos, que acompanhou o dia de atividades, o grupo se mostrou participativo. “Isso nos alegra em saber que estamos no caminho certo. Esperamos que o que está sendo visto pelos jovens nesses encontros, de uma forma ou de outra seja implantado no dia-a-dia dentro das propriedades, de forma que melhore o desenvolvimento dos trabalhos”, ressalta Santos informando que o próximo encontro ocorrerá no dia 23 de maio. Fonte: https://www.cunhatai.sc.gov.br

Mais informações: emcunhatai@epagri.sc.gov.br