Garuva estimula artesanato com cipó-imbé

garuvaartesanato3

A equipe da Epagri, no município de Garuva, norte do Estado vem trabalhando desde 2006 com a capacitação e organização de agricultores para estimular o artesanato com o cipó-imbé e produzir peças diferenciadas, direcionadas a um mercado mais exigente e que remunera melhor.

O grupo desenvolveu a marca própria “Arte Imbé” e vem expondo os produtos em diferentes eventos, divulgando o trabalho e se aproximando dos consumidores.

Recentemente os artesãos levaram os produtos para dois eventos importantes: a Feira Sabor Rural realizada no Shopping Mueller em Joinville, de 10 a 12 de maio, e a primeira exposição de artesanato em cipó-imbé, realizado em Guaratuba (PR), nos dias 27 e 28 de abril.

Segundo o extensionista rural de Garuva, Marcelino Hurmus, em ambos os eventos o objetivo foi difundir a arte em cipó-imbé produzida no município, além de proporcionar a comercialização dos produtos diretamente com a população e desta forma agregar valor e melhorar a renda das famílias produtoras.

O evento no Paraná foi organizado pelo movimento interestadual de cipozeiros e cipozeiras de Garuva (MICI). Contou com o apoio da Epagri de Garuva e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Esporte e Turismo.

O cipó-imbé é uma planta epífita, ou seja, utiliza outra planta como suporte ao seu desenvolvimento. A parte utilizada para o artesanato é a raiz aérea da planta, que é coletada na mata pelos cipozeiros e organizada em feixes. O cipó bruto, de coloração escura, é utilizado na confecção de cestas, balaios, cachepôs, esteiras e outros trabalhos rústicos.Fonte:Epagri

Mais informações: emgaruva@epagri.sc.gov.br