Lançado primeiro Inventário Florestal Nacional em escala municipal

caçadorfloresta

O primeiro levantamento, em nível municipal, do Inventário Florestal Nacional (IFN) foi lançado, na última semana.

A iniciativa foi desenvolvida em Caçador pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Embrapa Florestas, em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil e com o Herbário Dr. Roberto Miguel Klein, da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

O relatório do IFN em Caçador traz dados sobre a qualidade e a situação das florestas em 46 unidades amostrais, incluindo seus aspectos biofísicos, além dos aspectos socioambientais do município, que possui uma cobertura florestal de cerca de 71.031 hectares, o que equivale a 72% do seu território.

No total, foram medidos 8.238 indivíduos entre árvores e palmeiras e coletadas 1.274 amostras botânicas de espécies arbóreas, arbustivas, herbáceas e palmeiras. Estes dados reforçam a importância do Bosque Modelo Caçador (BMC), que tem sua área núcleo na Estação Experimental da Embrapa Florestas, com uma reserva florestal de mais de mil hectares.

Desde o ano de 2002, a equipe do Laboratório de Monitoramento Ambiental desenvolve no local pesquisas ligadas à área de silvicultura e manejo para a conservação e uso sustentável da floresta com araucária.

A saúde e vitalidade das florestas, a biodiversidade, espécies existentes e ameaçadas, quantitativos de biomassa e carbono em estoque nas florestas naturais e plantadas, fazem parte do conteúdo do relatório, que oferece um conjunto de referências que contribuem para melhor conhecimento e gestão das florestas e o uso dos recursos extrativistas pelos residentes locais, assim como para a realização de projetos e políticas públicas que envolvam o uso, a conservação, a recuperação e manejo das florestas.

O lançamento contou com a presença dos pesquisadores da Embrapa Florestas, Yeda de Oliveira e André Biscaia de Lacerda, do diretor-geral do SFB, Valdir Colatto, de Gustavo Chianca, representando a FAO no Brasil, e de Saulo Sperotto, Prefeito de Caçador, além de outras autoridades.

Sobre o IFN

O Inventário Florestal Nacional é um dos principais levantamentos realizados pelo governo federal – por meio do Serviço Florestal Brasileiro – para gerar informações sobre os recursos florestais brasileiros, e já está concluído em 18 unidades da federação, além do município de Caçador e da Terra Indígena Mangueirinha/PR.

O IFN disponibiliza para toda a sociedade dados sobre a situação das florestas brasileiras, e gera informações que servem principalmente para apoiar a formulação de políticas públicas e ajudar a identificar estratégias e oportunidades para o uso sustentável, recuperação, manejo e conservação dos recursos florestais. A Embrapa Florestas é responsável pela metologia usada e pela capacitação de equipes e controle de qualidade dos Inventários.

Sobre os Bosques Modelos

Os Bosques Modelo buscam o desenvolvimento sustentável de uma paisagem ou território onde a floresta desempenha um papel importante. Por isso, contribuem para redução de pobreza, valorização dos produtos não madeiráveis e busca de alternativas de renda para toda a população, aliados à conservação dos recursos naturais. Fonte Embrapa Florestas

Mais informações: www.embrapa.br/fale-conosco/sac/