Epagri de Mondaí incentiva produção de leite

mondaileite  

A Epagri de Mondaí está prosseguindo nesse ano de 2019 com as atividades de incentivo a produção de leite e derivados.

Em entrevista concedida a Rádio Porto Feliz o engenheiro agrônomo, Paulo Roberto Kuhn, disse que a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural já possui um planejamento estratégico para os próximos anos e que a meta é dar maior atenção aos projetos que estão tendo uma maior aceitação pelos produtores rurais.

O profissional destacou que entre os principais programas desenvolvidos pela Epagri está o de produção leiteira, que hoje se faz presente na maioria das propriedades de Mondaí.

Ele citou que a atividade possui uma importância econômica e social muito grande em Mondaí, por ser um dos principais meios de subsistência dos pequenos agricultores familiares.

Para a produção de leite, os técnicos da Epagri orientam a implantação do Sistema de Piqueteamento em Pastagens.  Esse sistema é fundamentado no Sistema Racional Voisin, que visa a produção de leite, com baixo custo, utilizando de pastagens perenes nutritivas, e conforto animal através de sombra e água nos piquetes.

Os piquetes são planejados de acordo com a área de terra disponível e número de animais, este planejamento objetiva a rotação do gado em dois ou três piquetes por dia, para que em 20 dias aproximadamente os animais retornem ao primeiro piquete de pastejo. Este intervalo de tempo, permite o reestabelecimento da pastagem, proporcionando pasto de qualidade praticamente o ano todo. 

mondaileite2

De acordo com o Engenheiro Agrônomo da EPAGRI, Paulo Roberto Kunh, esse trabalho é desenvolvido visando o aproveitamento das áreas de terra dos produtores com baixo custo de produção, proporcionando maior rentabilidade na atividade.

O Engenheiro Agrônomo, também disse que para esse ano também está planejada a execução de vários cursos sobre produção de alimentos, culinária em geral, produtos de limpeza e outros.

Além da produção de leite, em Mondaí, a Epagri também tem dado atenção especial a projetos de piscicultura, fruticultura e apicultura. Fonte: Rádio Porto Feliz

 

Mais informações: emmondai@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>