Epagri de Porto União capacita produtores de uva e pêssego

portouniaopoda1

Técnicos da Epagri de Porto União promoveram uma reunião com agricultores sobre tratamento e poda de inverno de uva, e poda de regeneração de pêssego.

No evento, realizado no dia 27 de junho, na propriedade de Alcir e Eliane Freisleben, na comunidade do km 13, participaram 26 agricultores do município. A propriedade é referência de produção de uva orgânica em cultivo protegido, com parceria da Epagri e Ministério da Agricultura.

portouniaopoda2

Guilherme Gonçalves, engenheiro agrônomo da Epagri de Porto União, conduziu a primeira parte da reunião, mostrando a importância da calda sulfocálcica como tratamento de inverno na uva. Segundo ele, esse é o melhor método no controle de líquens no tronco e ramos das plantas, um dos principais problemas nas videiras da região, devido à alta umidade relativa do ar.

Na segunda parte da reunião, Janio Seccon, engenheiro agrônomo da Epagri e responsável pela fruticultura no Planalto Norte de Santa Catarina, demonstrou dois tipos de poda de videira, a curta e a mista, que diferem de uso, de acordo com a uva.

Por último, foi realizada uma poda de regeneração de pêssego, cultivo comum nos pomares domésticos do município, mas que muitas vezes, não é conduzido de forma adequada. Além disso, foi ressaltada a questão da luz para a planta, e as características desejadas para um pêssego. Fonte: https://www.vvale.com.br

 

Mais informações: emportouniao@epaagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>