Agricultora, empreendedora e lider

sangaomulheres1

Agricultora, no município de Sangão, Nilziane Ricardo Rodrigues da Silva é o exemplo da mulher que quer melhorar a qualidade de vida não apenas da família, mas também de toda a comunidade onde vive.
 

Presidente da Associação dos Agricultores de Sangão (Agrisan) desde que a entidade foi criada, em 2015, ela vem desenvolvendo um trabalho incansável para que os produtores se organizem em grupo. “Esse é o caminho para conseguir mais recursos e melhorar a produção. O agricultor tem seus direitos, tem que se unir pra buscá-los”. Hoje a entidade conta com 26 famílias associadas.

sangarmulheres2

A agregação de valor é o foco da atuação de Nilziane na Agrisan, que foi criada por estímulo da Epagri para que os agricultores tivessem acesso aos recursos do Programa SC Rural. Ela usa a própria experiência para motivar os associados: a propriedade da família se dedica ao processamento de aipim ao invés de entregá-lo in natura para outras agroindústrias, pois a renda do produto processado é bem mais significativa. 

sangao3
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“O jovem urbano quer celular, tênis bom. O rural também! Na agricultura a gente tem que inovar pro filho não sair”, diz ela, que tem três filhos pequenos e está montando toda essa estrutura para que os herdeiros tenham onde trabalhar no futuro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Hoje eles processam 2,5 toneladas de aipim por mês e comercializam em restaurantes e mercados, além de entregar para alimentação de escolas de Laguna e vender na feira de Jaguaruna. A intenção é aumentar a produção e investir em novos produtos, como aipim frito e caldo de aipim.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Segundo o extensionista rural de Sangão, Natalício Nandi, Nilziane à frente da Agrisan e com assistência técnica da Epagri, está mudando a realidade da agricultura do município.

sangao2

Para Nilziane, o local para realizar a feira é um objetivo alcançado. "Realizamos um sonho e o nosso consumidor vai perceber que vai ser bastante compensatório comprar os produtos aqui da feira, pela qualidade oferecida e a aquisição direto dos produtores", ressalta.

Para os técnicos da Epagri, a qualidade de vida, hoje, está voltada para agricultura e o agricultor, mesmo com pouca produção, pode agregar valores no seu produto, produzindo um alimento diferenciado e na feira, o consumidor tem informações sobre o histórico do produto, desde o plantio, o manuseio, até a venda final, obtendo segurança numa produção de forma diferenciada.Fonte:Epagri / foto: @airescarmenmariga/Epagri

 

Mais informações: emsangao@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>