Novo grupo de jovens Protetores Ambientais está sendo formado pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina

protetorsite

A 10° Turma de Protetores Ambientais de Florianópolis- TURMA JULIET iniciou o curso, promovido pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, no dia 19 de junho de 2019.

protetorsite3

protetorsite9

A aula inaugural contou com a presença de autoridades, instrutores, pais e alunos, além do disciplinado grupamento dos protetores ambientais veteranos. 

O curso será realizado no Centro de Educação Ambiental – CEA da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, e terá carga horária de 180 horas aula. Nesse período, os alunos receberão aulas teóricas e práticas que envolverão os temas ecologia, recursos hídricos, gestão de resíduos, da flora e da fauna, unidades de conservação e atividades relacionadas aos aspectos regionais e culturais, além de conteúdo sobre a Polícia Militar de Santa Catarina. 

protetor4

Na ocasião, o Senhor Capitão Guilherme Silvy, Comandante da 1ª Companhia do 1° Batalhão de Polícia Militar Ambiental, apresentou o Tenente Schneider que assumiu o comando o 1° Pelotão de Polícia Militar Ambiental – Parque Estadual do Rio Vermelho. 

pma3

Os monitores da turma JULIET, também foram apresentados aos pais e protetores – veteranos e novatos. A Sub Tenente PM Márcia Maria Constantino Salvio e o Soldado PM Antonio Carvalho Wilson serão os responsáveis pela nova turma que começou sua caminhada com muita empolgação 

protetorsite8

A aula inaugural foi proferida pelo Sub Tenente PM Marcelo Duarte, do 1° pelotão da primeira companhia do 1° Batalhão da PMA, e teve como tema "Teia alimentar". Com os conhecimentos transmitidos na palestra, os alunos terão uma base de conhecimento para a continuação do curso.

Após a palestra, os convidados congratularam-se durante coquetel oferecido pelo Costão do Santinho, que é o apoiador do programa, juntamente com a empresa Canasvieiras Transportes.

protetorsite10

AULA DE INTRODUÇÃO A PMSC E A PMA

No dia 12 de Junho de 2019 aconteceu o segundo encontro da TURMA JULIET, quando o Sargento Campos, da PMA, juntamente com o Protetor Veterano Ricardo ministrou uma breve aula sobre ordem unida e patentes da Polícia Militar de SC.

Após o intervalo, houve a adoção de plantas, as quais os protetores devem cuidar e aprender sobre durante o curso.Com um pequeno tempo de sobra, e com a ajuda de protetores veteranos ali presentes, foi feito um jogo para os novos protetores se adaptarem ao uso da ordem unida durante o curso.

 

BIODIVERSIDADE

protetorsite4

No dia 26 de junho, os protetores da Turma JULIET viveram uma tarde bastante proveitosa. Ocorreu o primeiro encontro com o Subtenente Marcelo em que aprenderam de maneira dinâmica com a disciplina de biodiversidade a interatividade com todos os seres vivos. 

No segundo período, colocaram as placas em suas respectivas plantas e logo após tiveram aula com os Protetores Veteranos Kauan e Leonardo sobre biomas brasileiros e conheceram um pouco mais da diversidade de flora no nosso país. 

protetorsite5

Aula de comportamento em trilhas e história de polícia militar ambiental

Continuando as atividades do curso, nos dias 28 de junho e 03 de julho de 2019, os protetores ambientais da TURMA JULIET tiveram aula sobre como se comportar em trilhas, muito importante para saberem a postura necessária que devem ter durante as, também chamadas, caminhadas ecológicas, e sobre a história da Polícia Militar Ambiental, para saberem onde estão localizados e com que profissionais estão socializando.

protetorsite6 protetorsite7

AULA COM OS BOMBEIROS

Nos dias 05 e 10 de julho os protetores ambientais da Turma JULIET desfrutaram uma tarde bastante benéfica. Ocorreu o encontro com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina em que aprenderam de maneira lúdica noções básicas de primeiros socorros e combate a incêndios. Assimilaram na prática como agir nessas situações. Ao final do dia, os protetores puderam manusear os diversos utensílios que a viatura para combate a incêndios e salvamento dispõe.

Programa Protetor Ambiental: "Proteger é nossa natureza"

 

Mais informações: http://pma-educa.blogspot.com/

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309 

Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>