Produção Integrada de alimentos é discutida entre técnicos da Cidasc e do Ministério da Agricultura

cidascmapa4

Técnicos do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal – DEDEV, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc receberam no início de agosto técnicos do Mapa.

O objetivo do encontro foi discutir a Produção Integrada (PI) de produtos vegetais e de origem vegetal e a sua relação com a elaboração de alimentos mais seguros. Assuntos envolvendo divulgação dos programas, assistência técnica via profissionais habilitados e ampliação de capacitação foram abordados.

cidascmapa2

cidascmapa3

Participaram do encontro os engenheiros agrônomos Murilo Veras e Antônio Castro, ambos auditores fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa, assim como Carlos Silva e Deani Benedetti do CREA/SC e a Alexandre Mees, Fabiane dos Santos, Matheus Fraga, Mario Verissimo e Diego Gonçalves, da Cidasc.

cidascmapa5

"O Sistema de Produção Integrada Agropecuário da Cadeia Agrícola é um projeto do Mapa focado na adequação dos processos produtivos para a obtenção de produtos vegetais e de origem vegetal de qualidade e com níveis de resíduos de agrotóxicos e contaminantes em conformidade com o que estabelece a legislação sanitária, mediante a aplicação de boas práticas agrícolas, favorecendo o uso de recursos naturais e a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e a rastreabilidade da produção agrícola na etapa primária da cadeia produtiva, que é passível de certificação pelo selo oficial “Brasil Certificado”.

cidascmapa6

Os Pilares da PI convertem-se nos seguintes resultados para consumidores envolvidos na cadeia agrícola:

1.   Produção de alimento seguro por meio da adoção de Boas Práticas Agrícolas (BPAs);

2.   Processos e de produtos com rastreabilidade e origem;

3.   Processos de produção agrícola monitorados;

4.   Procedimentos técnicos construídos com o setor produtivo;

5.   Promoção do uso de tecnologias limpas;

6.   Viabilidade técnico-econômica e competitividade mercadológica;

7.   Conservação do meio ambiente;

8.   Higiene e segurança no trabalho;

9.   Capacitação técnica de profissionais e produtores envolvidos;

10.  Agregação de valores ao produto final.

Acesse o site do Mapa e conheça mais sobre Produção Integrada:

Mais informações: www.cidasc.sc.gov.br